domingo, outubro 07, 2007
Feliz aniversário Sr. Putin
Na redacção do jornal Novaia Gazeta, o telefone de Anna Politkovskaia voltou a tocar. Em homenagem à jornalista, assassinada com três balas na barriga e uma na cabeça, o bissemanário independente russo, onde ela trabalhava desde 1989, decidiu voltar a activar o seu telemóvel e pediu aos russos e ao mundo inteiro que lhe ligassem, que falassem... do que sentem, do país, do poder e, claro, de Anna.A liberdade paga-se cara: já foram três os jornalistas da Novaia Gazeta assassinados. Segundo o New York Times, ao todo, treze jornalistas russos foram executados desde a chegada ao poder de Putin, em 2000. Segundo o El País, ao todo, foram 256 os jornalistas russos mortos desde o desmantelamento da União Soviética. Números aterradores que fazem da Rússia o segundo país mais mortífero para os jornalistas a seguir ao Iraque e à frente da Colômbia. Uma situação tão grave que faz com que actualmente haja mais jornalistas russos no exílio que nas redacções dos jornais.
Muita gente encolherá os ombros e dirá que a Rússia não é caso único. De facto, ainda esta semana um repórter da agência japonesa APF foi morto à queima-roupa pelos militares birmaneses quando fazia a cobertura das manifestações em Rangum. Também no Egipto, o chefe de redacção do jornal Al-Dostur soube esta semana que afinal não vai ser julgado por um tribunal marcial especial, mas pelo tribunal penal normal. E qual foi o seu crime? Apenas ter-se referido, num editorial, ao estado de saúde do presidente Moubarak. Desde há um mês, já foram sete os jornalistas egípcios condenados a penas de prisão por terem falado do mesmo tema.
No Zimbabué — bem-vindo a Lisboa, Sr Mugabe! — o semanário da oposição The Zimbabwean trouxe a lume uma lista sinistra de jornalistas a abater. O documento — oficial — em questão data de Junho passado e, desde então, pelo menos um desses jornalistas foi baleado... na África do Sul.
E, infelizmente o rol não acaba aqui... No meio disto tudo, queria falar-vos de uma peça de teatro que estreia hoje no Hans Otto Theater de Potsdam, na Alemanha. Uma peça que fala da actualidade russa e que põe em cena o ex-chanceler Schröder em amena cavaqueira com o seu amigo Putin. A certa altura, Anna Politkovskaia intervém na conversa, representada sob a forma de um anjo. A data de hoje, 7 de Outubro, foi sem dúvida escolhida por ser a data do 1º. aniversário da morte da jornalista russa. Mas, foi escolhida por uma outra razão: 7 de Outubro é também o aniversário de... Vladimir Putin. Faz hoje 55 anos e a peça intitula-se Feliz Aniversário Sr. Putin.
Etiquetas: Rússia
:: enviado por JAM :: 10/07/2007 09:15:00 da manhã :: início ::