terça-feira, outubro 02, 2007
El Jueves volta a atacar
Por causa da polémica capa de 20 de Julho, retirada das bancas por ordem do juiz Juan del Olmo, por ter mostrado os príncipes das Astúrias em posição “irreverente”, os autores serão presentes a julgamento no próximo dia 13 de Novembro, por delito de injúrias à Coroa.Esta semana, a revista satírica volta a apertar a carga contra a monarquia espanhola. Como um “archote humano”, aparece o Rei, numa caricatura evocativa da recente manifestação de independentistas catalães, em Girona, que queimaram várias fotografias da família real.
A crise de legitimidade da instituição monárquica espanhola é notória. O compromisso Monarquia-Democracia deveria preparar-se para suportar um debate nacional sobre a alternativa republicana. O que não deveria era suportar que cidadãos possam ser condenados para proteger esse compromisso. Um debate de natureza política é suportável. Um debate de natureza penal não é.
Aqui, os pirómanos mais perigosos não são os manifestantes anti-monárquicos, mas sim os juízes. São eles que estão a transformar a queima de umas fotos num incêndio.
Etiquetas: Espanha
:: enviado por JAM :: 10/02/2007 09:11:00 da tarde :: início ::