BRITEIROS: Paciência, muita paciência, a França ganhou <$BlogRSDUrl$>








segunda-feira, outubro 08, 2007

Paciência, muita paciência, a França ganhou

Apesar de ainda ter na boca um certo sabor a “melão” pela derrota da minha equipa favorita — a Nova Zelândia, claro — este fim-de-semana regalei-me com os quartos de final do Campeonato do Mundo de Rugby. Quatro jogos com tudo o que um espectáculo desportivo deve ter: incerteza no resultado, surpresas, emoção e técnica.
Alguém deve ter lançado um mau-olhado aos “Blacks”. Exceptuando o primeiro Mundial, em que ganharam em casa, conseguem sempre perder um jogo decisivo quando são super favoritos. Creio que nem sequer percebem porquê. No sábado até nem sequer jogaram mal.
Pareceu-me apenas que os franceses tiveram mais vontade de vencer.
Até aqui tudo bem porque a França tem uma belíssima equipa e fez tudo o que era preciso para ganhar: vontade, disciplina e técnica. O pior é que depois temos que os aturar na vitória. Há povos que gerem mal a derrota, outros a quem é indiferente e... há os franceses quando ganham.
Eu explico: os ingleses ganharam o jogo, embebedaram-se e hoje já nem se lembram que ganharam. Os sul-africanos ganharam mas como se viram aflitos com os fijianos num jogo que pensavam relativamente fácil nem sequer se ouvem. Os argentinos estão contentes mas muito mais preocupados com a forma do Messi ou qual será o próximo centro de reabilitação em que o Maradona dará entrada.
Os franceses não. É sempre o mesmo: primeiro, minimizam-se até ao ridículo — ouvi um comentador francês afirmar na televisão que seria muito difícil para a França ganhar dado que é um país pequeno (!?) e a Nova Zelândia uma grande potência (!?) — depois durante semanas, meses, anos não se calam em como são os maiores, os mais bonitos e os mais fortes.
Tenho pena porque a França tem uma magnífica equipa e pratica um Rugby atraente. Não precisam de nos gritar constantemente às orelhas que são bons. Para a França inteira já são campeões do mundo e o jogo da meia-final e da eventual final não são mais do que meras formalidades incluídas nos festejos. A ver vamos.
No próximo fim-de-semana serão as meias-finais. Se o Argentina-A. do Sul promete ser um jogo bem disputado, o França-Inglaterra promete ser muito mais do que isso. Basta que os avançados ingleses tenham a mesma prestação que no sábado e que dêem a mesma coça aos franceses que deram aos australianos para que tenhamos um jogo épico e que o sonho francês acabe aí.
Inconveniente: a vitória do Rugby do físico e do combate.
Vantagem: Os franceses calam-se, entram em depressão e nunca mais ninguém ouve falar deles até 2008 no Campeonato Europeu de Futebol.

Etiquetas:


:: enviado por U18 Team :: 10/08/2007 01:59:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário