BRITEIROS: Como é que se diz “déjà vu” em francês? <$BlogRSDUrl$>








segunda-feira, outubro 15, 2007

Como é que se diz “déjà vu” em francês?

Estávamos em 2003 e jogava-se a meia-final do Campeonato do Mundo de Rugby entre a França e a Inglaterra. A França era super favorita depois de um percurso imaculado jogando muitíssimo bem. A Inglaterra não tinha feito jogos particularmente inspirados e dizia-se que já era um feito estar na meia-final. A Inglaterra ganhou por 24-7.
Segundo consta, por culpa da chuva e de um certo Wilkinson.
No sábado, a história repetiu-se. A França jogava em casa onde não perdiam com os ingleses há 7 anos, tinham ganho os dois últimos jogos contra os ingleses confortavelmente e tinham acabado de mandar para casa a melhor equipa do mundo. Do outro lado, uma equipa inglesa de “velhos”, cujo único jogo decente neste Campeonato do Mundo os fez ganhar à Austrália e os pôs na meia-final.
A “terceira idade” inglesa fez o que os anciãos melhor sabem fazer: aproveitar os erros de juventude marcando um ensaio logo no segundo minuto de jogo; não se enervar com a reacção e a correria dos jovens que recuperam no resultado; ser paciente e acabar em beleza com um gesto do inevitável Wilkinson que todos sabiam que iria acontecer mas que ninguém foi capaz de contrariar. Sarkozy (que tinha descoberto uma paixão pelo Rugby) foi para casar meditar se afinal é mesmo verdade que “ensemble tout est possible” e a França inteira entrou em depressão. Pelo caminho, culpam o treinador, os jogadores e os ingleses. Parece que os ingleses fizeram essa coisa espantosa e inesperada de terem jogado “à inglesa” e a França não jogou “à francesa” o que quer que isso queira dizer.
Na outra meia-final, os Sul-africanos desembaraçaram-se com relativa facilidade de uma equipa argentina tão contente por ter chegado à meia-final que se esqueceu da disciplina que a tinha feito ganhar os jogos anteriores. Os boers, mesmo sem jogarem muito bem, foram tranquilamente acumulado pontos à medida que os argentinos se desintegravam como equipa. No final, um resultado lógico.
Faltam dois jogos para acabar o Campeonato do Mundo. O jogo de consolação é sempre triste para quem participa mas a França ainda tem o primeiro jogo, perdido contra os argentinos, atravessado na garganta e a Argentina quer provar que não foi por acaso que ganhou à França.
Na primeira fase a A. do Sul ganhou à Inglaterra por 36-0 (e, como dizem os ingleses, até tiveram sorte em marcar 0). Em teoria, são favoritos para a final. A Austrália e a França também o eram. O problema é que os ingleses só são mesmo bons quando não são fanfarrões e, sobretudo, quando os encostam à parede. Dois jogos a não perder.

Etiquetas:


:: enviado por U18 Team :: 10/15/2007 03:01:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário