BRITEIROS: Nobel e racista <$BlogRSDUrl$>








quinta-feira, outubro 18, 2007

Nobel e racista

Firme convicto da direita conservadora e determinista — uma direita americana que pensa que os genes nos predispõem a certos comportamentos — James Watson voltou a meter a pata na poça. Antes, Watson já tinha explicado que existe um gene responsável pela homossexualidade. Chegou mesmo a propor o aborto, na sequência de um diagnóstico pré-natal revelador de um desvio genético susceptível de conduzir à homossexualidade. Mais do que isso, Watson vai ao ponto de defender que se deveria proceder a transformações genéticas para corrigir esses genes desviantes.
O pensamento do Nobel da Medicina de 1962 — um dos responsáveis pela descoberta da estrutura molecular do ADN e precursor da genética — reflecte a posição ideológica de um homem confinado ao seu mundo de brancos americanos anglo-saxões, vulgarmente chamados Wasp. Pessoas que consideram que a inteligência é o conjunto de todas as possibilidades intelectuais que proporcionam os cargos da elite branca americana. Nessa visão etnocêntrica das capacidades intelectuais, todos os outros seres humanos são pura e simplesmente excluídos da esfera da inteligência. E a isso, numa palavra, chama-se racismo.
Pode não estar nos genes, mas o que este infeliz caso revela é que é possível ser-se um grande cientista sem se ser necessariamente um grande homem.


:: enviado por JAM :: 10/18/2007 03:14:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário