BRITEIROS: Morto pela Pide - 4 - <$BlogRSDUrl$>








domingo, dezembro 30, 2007

Morto pela Pide - 4 -


Antes de fechar os olhos para sempre, Militão Ribeiro ainda consegue fazer sair da cadeia – clandestinamente, é claro – uma carta para os seus camaradas de partido, escrita com o próprio sangue. Extractos dessa carta dizem o seguinte:

«… Tenho sofrido o que um ser humano pode sofrer. Nem sei como tenho tido forças para tanto. Mas com todo este sofrimento nunca deixei de ter fé na nossa causa. Sei que venceremos. Desde sempre mantive a disposição de dar a vida pelo Partido em todas as circunstâncias, assim como a dou de forma horrível e cheia de sofrimento. Mesmo quase já um cadáver ainda fui esbofeteado por um agente. Dores, insónias, fome, agonias, tudo tenho sofrido nestes sete meses, quase sempre de cama, sem me poder mexer…»
«… Que infelicidade a minha de só aos cinquenta anos ter começado a trabalhar dessa forma. Felizes os que vêm novos para o Partido e o encontram a trabalhar assim…»

....................................................................

A PIDE assassinou-o cruelmente, um crime lento, dos que não deixam vestígios.
Militão morreu de inanição em 2 de Fevereiro de 1950.


:: enviado por ja :: 12/30/2007 10:23:00 da manhã :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário