BRITEIROS: Mais uma que escapou <$BlogRSDUrl$>








quinta-feira, março 06, 2008

Mais uma que escapou

DN Online: O que nos distingue da Finlândia na Educação: "[...]Poderia supôr-se um maior controlo da qualidade do trabalho docente. Mas a verdade é que a progressão na carreira baseada na avaliação dos professores, que tanta polémica tem causado em Portugal, ainda não chegou à Finlândia, onde os sucessos e fracassos costumam ser analisados, escola a escola, em reuniões.

E também não se pode falar em mais carga horária, já que os alunos do ensino básico portugueses passam bastante mais horas na escola do que os finlandeses - que vão para casa às três da tarde -, além de começarem a escola um ano mais cedo, aos seis anos, e terem mais disciplinas.

As maiores diferenças entre os modelos poderão assentar na filosofia educativa. Na Finlândia, o estudante pode passar todo o ensino obrigatório na mesma escola, já que há um único ciclo do básico. Os professores conhecem-no e intervêm precocemente quando há problemas. Em Portugal, a reprovação continua a ser a 'solução' para muitos alunos com dificuldades, e é precisamente nas transições de ciclo que os números do insucesso se agravam."

:: enviado por RC :: 3/06/2008 02:51:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário