BRITEIROS: <u>11 de Setembro Farenheit</u> <$BlogRSDUrl$>








domingo, setembro 12, 2004

11 de Setembro Farenheit


Ontem, 11 de Setembro, fui ver Farenheit 9/11. Nada no filme de Michael More - autor do livro "Uma Nação de Idiotas" - me surpreendeu, já que o argumento não faz mais do que reproduzir as noticias que têm dado a volta ao mundo sobre os benefícios financeiros auferidos pela família Bush e afins, decorrentes das suas estreitas ligações com as principescas famílias da Arábia Saudita, incluindo a família Ben Laden.

O título "Farenheit 9/11" é inspirado no filme "Farenheit 451", de François Truffaut, baseado num livro de Ray Bradbury que fala de um mundo dominado por uma organização totalitária que queimava livros, sendo, para isso, necessária a temperatura de 451° na escala de Farenheit. Da mesma forma, Moore divulga em Farenheit 911 as informações que o poder quer ocultar. É a temperatura a que Moore faz a verdade arder.

Para não ser acusado de traidor, Michael Moore precaveu-se e deixou bem claro, por diversas vezes, que é a favor da América mas contra Bush e todo o sistema que o apoia. A mensagem do filme diz que comportamento imoral gera mais comportamento imoral. Ou seja, tal como Moore já havia dito no momento de receber o prémio do melhor documentário por "Bowling for Columbine", "Vivemos em tempos fictícios, em que resultados eleitorais fictícios elegem um presidente fictício, que nos manda para a guerra por razões fictícias".

Tal como em "Bowling for Columbine", a construção da argumentação e a denúncia da situação actual induzem em nós um sentimento de mal-estar e de náusea. Como é que eles poderam chegar a isto? É certo que o americano médio é perigoso. Seguindo o exemplo do seu presidente acéfalo e intervencionista, eles querem dirigir o destino do mundo e salvá-lo do Mal, mas não fazem mais do que agravar as tensões e os conflitos.

À saída do cinema, a minha desconfiança em relação à América e aos americanos tinha atingido o máximo. E cada vez tenho mais dúvidas de que algum dia possa vir a compreender este povo e este país. Felizmente existe Mike... ver mais: clique aqui


:: enviado por JAM :: 9/12/2004 03:38:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário