BRITEIROS: Parabéns ao Barnabé <$BlogRSDUrl$>








sábado, setembro 11, 2004

Parabéns ao Barnabé

Numa pequena homenagem ao Barnabé, que comemora hoje o primeiro aniversário na "blogosfera" portuguesa, aqui ficam algumas considerações sobre o debate direita/esquerda, que o Barnabé tão bem tem lançado entre nós.

A situação política e económica em que vivemos poder-se-ia qualificar como horizonte negativo. As utopias de certa maneira aconteceram, mas estamos a viver as utopias de uma maneira negativa. O futuro chegou, mas em negativo. Neste momento, não há nenhuma utopia para colocar no lugar. Temos de atravessar esta fase para ver quais são os sinais do que virá por aí, que não sejam apenas os catastróficos.

A oposição direita/esquerda não desapareceu, muito embora os significados de direita e esquerda não sejam hoje os mesmos. Não existe o fim nem das ideologias nem das utopias. Por outro lado, é importante entender que, enquanto existir capitalismo, existirá crítica do capitalismo. E a crítica do capitalismo abre uma janela para o futuro, para uma outra coisa. Quem sabe, irrealizável, mas ela é permanente à própria existência do capitalismo. Daí a abertura da imaginação e de utopias que necessariamente são críticas ao capitalismo.

Temos que retomar o velho axioma do Marx: a sociedade não se propõe problemas que ela não possa resolver. E os problemas que a sociedade está a resolver são problemas que ela mesma propôs. A luta política já não se encaixa naquela imagem em que se tem uma direita com a sua concepção muito clara do que é mercado e poder, e de outro lado a esquerda que se opõe a esses interesses. Hoje, o trânsito entre essas posições está evidentemente baralhado.

Da discussão nasce a luz... e a utopia. Força, pois, Barnabé!

:: enviado por JAM :: 9/11/2004 01:27:00 da manhã :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário