BRITEIROS: As profecias do professor Marcelo <$BlogRSDUrl$>








sábado, setembro 25, 2004

As profecias do professor Marcelo

Nos finais de Julho passado, o profeta Marcelo Rebelo de Sousa, fazia a sua habitual análise política, a propósito do, recém formado governo de Santana Lopes. Perguntava ele “Que milagre se espera de um governo a « conta gotas »?”. E dizia, por exemplo, “o cargo de ministro da Educação, que tem tudo menos Ciência e Ensino Superior, vai ser ocupado por Maria do Carmo Seabra, uma pessoa muito competente, mas que é especialista nesta última área e não propriamente nos ensinos básico e secundário”. Dois meses depois, a profecia foi amplamente confirmada.
Mas nas Finanças é que foi mais patente a sua desilusão, porque “ao longo deste processo falou-se, primeiro, em António Borges, e Durão Barroso chegou a contactá-lo. Eu estou convencido que António Borges aceitaria o cargo e daria um outro peso a esta pasta. Santana Lopes optou por não o convidar. Depois falou-se de Ernâni Lopes, outro grande nome, mas que estava na Brasil e não foi convidado nem sondado. Uma pena, porque era outra figura de peso. Um terceiro nome muito referido foi o de Eduardo Catroga e, em relação a ele, a sensação que ficou na opinião pública é a de que existiram conversas várias com ele até ao próprio dia em que Bagão Félix foi anunciado como ministro das Finanças. E Catroga teria sido um melhor ministro, até porque Bagão Félix era muito melhor na pasta onde estava e agora vai abrir um «buraco». É sério e rigoroso, mas uma pessoa que é competente para um certo sector não o é necessariamente para outro”. Nem vale a pena comentar.
Finalmente, nessa mesma análise e a propósito do Partido Socialista, dizia Rebelo de Sousa que seria certamente “unânime a candidatura de António Vitorino, com outra qualidade e outro nível. Há que dizer que José Sócrates consegue o máximo de consenso possível. Tirando aqueles que defendiam uma estratégia que vai mudar que é a do entendimento com o PCP ou a viragem à esquerda do PS, todos os que não estão aí e que são a maioria do PS e que querem conquistar o centro, irão naturalmente apoiar Sócrates. Não tenho dúvidas que Sócrates terá uma vitória esmagadora”. Saberemos, muito em breve, se, uma vez mais, o profeta tinha razão.

:: enviado por JAM :: 9/25/2004 11:47:00 da manhã :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário