BRITEIROS: Esta é a ditosa pátria da democracia <$BlogRSDUrl$>








sexta-feira, setembro 24, 2004

Esta é a ditosa pátria da democracia

Milhões de americanos, entre os quais um número desproporcionalmente grande de negros, serão impedidos de votar nas eleições presidenciais de 2 de novembro deste ano, por causa de questões burocráticas, erros ou truques eleitorais, segundo especialistas. A maioria dos legalmente impedidos de votar é constituída pelos quase 5 milhões de pessoas que cumpriram penas de prisão. Eles perderam o direito de voto com base em leis, com origens no século XIX, que tinham o objectivo de evitar que os negros votassem.
Vicky Beasley, da organização People for the American Way, descreveu alguns dos métodos para desencorajar os eleitores de votar. “Nas eleições de Baltimore em 2002 e da Geórgia no ano passado, foram entregues aos negros folhetos dizendo que quem tivesse contas ou multas de trânsito em atraso seria preso nos locais de eleição. Isso acontece em todas as eleições” - disse ela. O voto não é obrigatório nos EUA e, segundo as sondagens, os negros americanos votam em peso nos democratas. A Flórida é um dos 14 Estados dos EUA que proíbem ex-contraventores de votar. Com isso, 7% do eleitorado total, incluindo 16% dos eleitores negros, não podem votar no estado.
O mesmo ocorre noutros estados considerados decisivos para a eleição. No Iowa, 4,6% dos eleitores não podem votar por já terem sido condenados por crimes e contravenções. Mas, considerada somente a população negra, 25% estão proibidos de votar. No Nevada, os números são 4,8% do total e 17% do eleitorado negro, e no Novo México, 6,2% do total e 25% entre os negros. "No total, 13% de toda a população negra votante não podem ir às urnas por terem sido condenados por contravenção", disse a Comissão dos Direitos Humanos.
Na Flórida, onde o presidente George W. Bush ganhou a eleição de 2000 por apenas 537 votos, a chance de os eleitores negros terem as suas cédulas rejeitadas foi 10 vezes maior do que a dos eleitores brancos. Um dos motivos teria sido a retirada inadvertida dos seus nomes dos cadernos eleitorais".

:: enviado por JAM :: 9/24/2004 04:21:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário