BRITEIROS: “O Rei vai nu” <$BlogRSDUrl$>








terça-feira, setembro 21, 2004

“O Rei vai nu”

O Ministério da Educação, como toda a administração pública portuguesa, é um dos factores que maiores responsabilidades possui no atraso do país. O primeiro-ministro fala em falta de profissionalismo e diz que a culpa não é do governo, mas sim dos funcionários dos ministérios. Outros dirão que estamos perante funcionários e dirigentes há muito instalados e com pouca motivação natural para alterarem seja o que for. A argumentação para o imobilismo é sempre a mesma: "não existem condições", "não está na lei", "não é da minha competência", "não recebi ordens", "está em estudo", volte amanhã", "hoje não posso resolver este assunto, tenho que sair mais cedo", etc.
Uma educação de qualidade não pode ser obtida em sistemas educacionais envoltos em burocracias lentas e centralizadoras, preocupados excessivamente com normas e regulamentos e com uma estrutura hierárquica que não lhes confere agilidade na resolução dos problemas.

Mas a presente crise da colocação dos professores tem, pelo menos, o mérito de revelar ao povo que, uma vez mais, “o rei vai nu”:
O Ministério da Educação precisa duma reforma organizacional. Uma reforma das estruturas capaz de dotar a administração do ensino público de maior dinamismo, maior flexibilidade, maior capacidade de antecipação e de resposta. Admitindo que o Ministro da Educação não é responsável pela qualidade do trabalho prestado pelos seus funcionários, o que ninguém poderá afirmar é que o ministro não é responsável pela organização (e pela desorganização) do seu ministério e, ainda mais, pela escolha das empresas que com ele trabalham sob contrato.
A ministra da Educação, Maria do Carmo Seabra, vai fazer uma comunicação nas próximas horas sobre os problemas ocorridos nas listas de colocação de professores, que sofreram novo atraso nas últimas horas". Será que vai dizer ao país que dois dos dirigentes da empresa COMPTA – Equipamentos e Serviços de Informática, SA – responsável pela informatização do processo de colocação dos professores são os ex-ministros do PSD, Rui Manchete (presidente da assembleia geral) e Couto dos Santos (conselho de administração)?
Será que vai falar da transparência do concurso público que permitiu chegar a tal escolha?

:: enviado por JAM :: 9/21/2004 02:31:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário