BRITEIROS: Pesadelo planetário <$BlogRSDUrl$>








quinta-feira, setembro 23, 2004

Pesadelo planetário


Agora que a reeleição de George Bush para a Casa Branca parece ser um dado adquirido para a maioria dos americanos, a questão que se põe é saber quem deverá ser o seu sucessor em 2008, pois Bush não poderá ser reeleito para um terceiro mandato. O sucessor poderá muito bem ser o actor Arnold Schwarzenegger, eleito governador da Califórnia, com o apoio dos lobbies pró-Bush, e superstar da recente Convenção Republicana de Nova Iorque.

Só há um problema : é que, segundo a Constituição americana, "Schwarzie" não poderá ser candidato já que, nasceu no estrangeiro e é filho de pais não americanos. Schwarzenegger é, com efeito, austríaco naturalizado americano. Mas, muito oportunamente, um deputado republicano da Câmara dos Representantes, acaba de propor uma emenda para rever a Constituição especialmente para "Schwarzie". Trata-se de permitir às pessoas naturalizadas americanas há mais de 20 anos que se candidatem às eleições presidenciais.
Dana Rohrabacher, o representante republicano na origem desta proposta de revisão constitucional, declarou numa entrevista a propósito de Schwarzenegger : "Temos pessoas muito qualificadas, que poderiam fazer avançar o nosso país, e não há razões para que sejam excluídos da eleição presidencial"
.

Uma vez que o poder real não é exercido pelo presidente, mas sim por redes ocultas e lobbies, o papel do presidente já não é ser um dirigente competente, inteligente, esclarecido ou visionário e, muito menos, responsável pela concepção da política do país. O que, doravante, se espera do presidente, é que seja bom comunicador e, idealmente, um actor capaz de proferir as piores mentiras com o ar mais sério do mundo. Schwarzenegger tem pois todos os requisitos para ser presidente. Sobretudo, com a brutalidade animal que sempre encarnou nos seus filmes, Arnold Schwarzenegger representaria perfeitamente a América deste principio do século 21.

:: enviado por JAM :: 9/23/2004 01:35:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário