BRITEIROS: Qual nu? Nem Rei, nem roque!!! <$BlogRSDUrl$>








terça-feira, setembro 21, 2004

Qual nu? Nem Rei, nem roque!!!

Se a Senhora Ministra, ou o seu antecessor, soubessem as coisas mais básicas sobre a estrutura do "seu" ministério e sobre o processo de concursos toda esta situação vergonhosa teria sido evitada. O ministério não tem só serviços centrais. Para quem não esteja dentro disto, recapitulemos:

1º Até há bem pouco tempo só os professores efectivos (agora chamados de quadro de escola para que se confundam com os dos quadros de zona e possam ser todos metidos no mesmo saco) eram colocados centralmente. Era elaborada uma lista nacional com critérios transparentes e, ainda que se possa discutir a validade de tal procedimento, impermeáveis a influências e "planos inclinados".
Estes concursos estavam terminados antes do final do ano lectivo.

2º Os professores dos quadros de zona pertenciam a uma área geográfica e todos os anos eram redistribuídos pelas escolas da sua zona. Este procedimento era feito por concurso a cargo dos CAE (Centros de Área Educativa, grosso modo um por distrito). Este processo estava terminado no fim de Agosto.

3º Os professores para as necessidades remanescentes eram contratados através de um chamado mini-concurso organizado pelos CAE e que estava terminado na segunda semana de Setembro.
Estas necessidades remanescentes incluiam as substituições por doença, mas para além disso eram sintoma de uma incapacidade de definir atempadamente as necessidades reais do sistema.

Não entrando em casos mais particulares, esta era e é a situação.

Independentemente do que se pense desta realidade em que estamos metidos, o que é facto é que bastaria ter activado as estruturas regionais durante Julho e Agosto para que esta situação pudesse ter sido evitada.

Essa era uma decisão política. Para tomar decisões é que elegemos os políticos.

:: enviado por RC :: 9/21/2004 05:10:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário