BRITEIROS: O Vietname de Bush <$BlogRSDUrl$>








sexta-feira, setembro 24, 2004

O Vietname de Bush


Em 1969 Seymour Hersh tinha 32 anos e era um repórter freelance. Em parte por causa da pouca idade e em parte por não pertencer a nenhum grande grupo de comunicação dos Estados Unidos, a sua reportagem sobre soldados americanos destruindo deliberadamente uma aldeia vietnamita onde só havia velhos, mulheres e crianças foi recebida com desconfiança. Em pouco tempo, porém, todos os grandes jornais do país corriam atrás da história escabrosa de My Lai que Hersh havia descoberto.
Hoje, 35 anos depois de My Lai, Hersh está novamente na vanguarda. Ele foi um dos primeiros a denunciar os maus-tratos de prisioneiros na prisão de Abu Ghraib, no Iraque, por soldados americanos. Na verdade, as fotos que chocaram o mundo estavam nas mãos da CBS havia meses, mas a rede de TV tinha combinado com o governo americano não as publicar para não prejudicar o esforço de guerra. Foi só quando souberam que Hersh tinha a história que os directores da CBS puseram as imagens no ar. Sabiam que Hersh não era homem para esconder as suas descobertas para proteger um governo.
Para Hersh, os abusos de Abu Ghraib não são factos isolados. Decorrem das decisões de uma cadeia de comando que não tem uma estratégia para estabelecer a paz no Iraque nem no Afeganistão. Cadeia de Comando é o titulo do livro que Seymor Hersh acaba de publicar.

:: enviado por JAM :: 9/24/2004 10:39:00 da tarde :: início ::
1 comentário(s):
  • A militar americana da foto, Lynndie England, acusada de abusos e tortura de presos iraquianos em Abu Ghraib, vai enfrentar o tribunal marcial geral, disse nesta segunda-feira o comandante da 18ª Companhia Aerotransportada dos EUA.
    England, que está grávida de oito meses, enfrenta 19 acusações, incluindo conspiração, actos indecentes, desobediência e agressão e maus-tratos de prisioneiros iraquianos nas proximidades de Bagdade.

    De Blogger JAM, em setembro 28, 2004 12:04 da manhã  
Enviar um comentário