BRITEIROS: O Muro da Vergonha <$BlogRSDUrl$>








sábado, setembro 25, 2004

O Muro da Vergonha


O objectivo da barreira que Israel está a construir não é evitar a entrada de terroristas suicidas, mas sim confiscar terras palestinianas na Cisjordânia. Foram as conclusões do investigador John Dugard, da ONU, num relatório para a Assembleia Geral.
"Não há provas convincentes de que seria impossível evitar a entrada dos suicidas, de forma tão eficiente, sem a construção do muro sobre a Linha Verde - a fronteira aceite entre Israel e as terras palestinianas - ou dentro do lado israelita da Linha Verde", disse Dugard. "O trajecto do muro indica claramente que o seu propósito é incorporar o máximo de colónias em Israel", afirmou o investigador, um professor sul-africano de direito indicado pela Comissão de Direitos Humanos da ONU para observar os territórios palestinianos.
"Isso é confirmado pelo facto de que cerca de 80% dos colonatos da Cisjordânia serão incluídos pelos limites do muro", afirmou. As autoridades israelitas dizem que a barreira de 600 quilómetros é necessária para evitar a ocorrência de ataques terroristas em Israel, e que o número de ataques caiu drasticamente graças à construção. Mas os palestinianos vêem-na como uma tentativa de confiscar as terras que pretendem usar para estabelecer um Estado independente.
Segundo o relatório do investigador, o objectivo da barreira é "expandir o território de Israel" e "forçar os moradores palestinianos que vivem entre o muro e a Linha Verde, ou que vivem ao lado do muro mas separados das suas terras por ele, a deixar as suas casas e recomeçar a vida noutro local da Cisjordânia ".
"Terras ricas em agricultura e recursos hídricos foram já confiscadas ao longo da Linha Verde e incorporadas em Israel", disse Dugard.

:: enviado por JAM :: 9/25/2004 09:00:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário