BRITEIROS: Os problemas do multiculturalismo <$BlogRSDUrl$>








segunda-feira, novembro 22, 2004

Os problemas do multiculturalismo

Um estudante da Universidade de Oxford, Mohammed Mamdani, recebeu recentemente um prémio do Ministério da Administração Interna britânico, por ter instalado uma linha telefónica de assistência aos jovens muçulmanos com problemas pessoais. O jornal Hindustan Times conta que a linha de assistência registou um aumento considerável de chamadas de muçulmanos em dificuldades (mais de 2000 nos últimos 12 meses), dos quais 30% sofrem de depressões e doutros problemas de saúde mental.

A explicação de Mohammed Mamdani para o número crescente de jovens em dificuldade, tem a ver com um sentimento de vida dupla, devido às pressões simultâneas da comunidade muçulmana em que estão inseridos e da sociedade ocidental em que vivem. Por outro lado, graças a Bush e a Blair e à “guerra contra o terror”, os muçulmanos são olhados com desconfiança e sentem que os seus valores religiosos são manchados pelas conotações de radicalismo.

Enquanto carregamos connosco a alegria e a tristeza das nossas Histórias, as bênçãos e as maldições das nossas comunidades, precisamos de ter a consciência da escolha ética da nossa existência: representar a diferença do “outro” na nossa própria diferença, aprender a ver a proximidade da pessoa desconhecida, não ter medo de ver o lado positivo do canto do sobrevivente, nem o lado negativo de nosso próprio hino. (Homi Bhabha in Minority Culture and Creative Anxiety).

:: enviado por JAM :: 11/22/2004 02:15:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário