BRITEIROS: À espera do papa liberal <$BlogRSDUrl$>








quarta-feira, março 23, 2005

À espera do papa liberal

O estado de saúde do papa voltou a piorar. Todas as suas audiências previstas foram anuladas. Mesmo as cerimónias da semana santa, das mais importantes do calendário litúrgico, às quais vai faltar pela primeira vez. Perante este estado vacilante do chefe da Igreja Católica, os jornalistas estão, mais do que nunca, impacientes para pôr em prática todo o circo mediático que, há bastante tempo, prepararam. Também alguns cardeais começam igualmente a dar sinais de impaciência, sendo curioso que nenhum deles tenha ainda sugerido a reabertura do precedente do século XIII, da demissão papal.
Poderemos nós esperar um próximo papa mais liberal, nomeadamente sobre as questões da ordenação das mulheres, do casamento dos padres, do estatuto dos divorciados recasados, da homossexualidade, ou do uso do preservativo? Ou então uma maior aproximação ao islão, envolto em confrontos, por vezes, violentos com os cristãos, sobretudo em África e na Ásia?
Ora, um papa vindo de África ou da Ásia teria poucas hipóteses de responder às aspirações dos católicos liberais. Mas, se a América do Sul e Central formam o maior contingente no colégio dos cardeais, os ortodoxos ainda têm muita força. Quanto aos Norte americanos, perderam todas as chances de eleger alguém após todos os escândalos de pedofilia em que foram implicados. E, para além disso, um papa anglo-saxónico é pouco provável por causa da guerra no Iraque. Quanto à Europa, atendendo ao número decrescente de católicos praticantes, eleger, de novo, um papa europeu, seria como eleger presidente duma multinacional o director duma filial pouco rentável.
Há, pelo menos, um cardeal europeu a quem poderá sair a sorte grande: o responsável pela Congregação da Doutrina da Fé (outrora chamada Santo Ofício), o cardeal alemão Joseph Ratzinger, ultraconservador e ovelha negra dos liberais, que afrontou a laicidade e defende a ortodoxia católica. Tudo isto faz do cardeal Ratzinger um homem temido, mas respeitado pelos cardeais do mundo inteiro.

:: enviado por JAM :: 3/23/2005 10:54:00 da manhã :: início ::
4 comentário(s):
  • ATENÇÃO:
    Se a eleição do próximo Papa não for "livre e democrática" é bem possível que os USA invadam o Vaticano!!!

    De Anonymous Anónimo, em março 23, 2005 11:15 da manhã  
  • O velhinho cumpriu a sua missão tão ao gosto dos "democratas" de meia tigela que nos cercam.Esperemos a sua morte para ouvir os elogios fúnebres de quem nos governa.Mesmo sabendo que deixa um mundo pior do que aquele que recebeu!!!Depois...tiremos as ilações!!!

    De Anonymous Anónimo, em março 23, 2005 11:26 da manhã  
  • Ainda vai demorar algum tempo.
    O cardeal Ratzinger vai mandar empalhá-lo e colocá-lo numa qualquer janela do Vaticano com um fio de nylon ligado a um braço para continuar a acenar aos fiéis.

    De Anonymous Anónimo, em março 23, 2005 12:30 da tarde  
  • O Santo Padre fez mais por este mundo do que vocês, seus inúteis...

    De Anonymous Anónimo, em março 30, 2005 3:20 da tarde  
Enviar um comentário