BRITEIROS: A miragem do Modelo Social Europeu <$BlogRSDUrl$>








quinta-feira, março 17, 2005

A miragem do Modelo Social Europeu

O patrão da confederação patronal francesa está furioso porque o governo decidiu aumentar os salários do sector público, quando tinha jurado não o fazer. É que, por efeito dominó, esta decisão vai pôr em situação difícil as empresas do sector privado, que vão ser obrigadas a acompanhar a tendência.
Estranho mundo este em que os lucros das empresas não param de aumentar, gastam-se rios de dinheiro em estúpidos sistemas de segurança e outros equipamentos supérfluos, subcontratam-se actividades só para despedir pessoal e reduzir a massa salarial, e a única coisa que não pode aumentar, nem sequer para acompanhar a inflação, são os salários.
É tanto mais estranho que, se o Primeiro ministro Raffarin decidiu agora descongelar os salários da função pública (e dos outros por acréscimo), não foi por achar que é urgente tomar medidas para evitar a crescente degradação do poder de compra dos trabalhadores, mas é simplesmente porque os franceses ameaçam, de dia para dia, transformar a sua contestação e a sua revolta num voto-sanção, e votar “não” no referendo à Constituição europeia. Daí o recuo.

:: enviado por JAM :: 3/17/2005 01:45:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário