BRITEIROS: Precaridade laboral das mulheres <$BlogRSDUrl$>








terça-feira, março 08, 2005

Precaridade laboral das mulheres

As mulheres representam mais de metade dos desempregados da União Europeia, ocupam a maioria dos trabalhos precários e ganham menos do que os homens. Há discriminações no acesso das mulheres a um emprego de qualidade e em muitos países são insuficientes os serviços de apoio à família, designadamente para a guarda de crianças, de forma a ser possível conciliar vida familiar e profissional.
Este diagnóstico crítico da situação social na Europa – que inclui o emprego, exclusão social e pobreza, falta de oportunidades de formação e discriminação entre homens e mulheres – e as medidas preconizadas, não agradaram aos eurodeputados da ala direita do Parlamento Europeu, tendo o relatório sido aprovado por escassa margem (22 votos a favor e 17 contra) na Comissão do Emprego e dos Assuntos Sociais.
Ilda Figueiredo, autora do relatório, defende que os grupos socialmente desfavorecidos – como as mulheres, imigrantes e pessoas que vivem abaixo do limiar da pobreza – devem constituir os beneficiários privilegiados da formação ao longo da vida.
in Público.

:: enviado por JAM :: 3/08/2005 12:14:00 da manhã :: início ::
1 comentário(s):
Enviar um comentário