BRITEIROS: Darfur – um passo à frente, dois atrás <$BlogRSDUrl$>








sexta-feira, maio 20, 2005

Darfur – um passo à frente, dois atrás

O conflito mais vergonhoso do século, o genocídio do Darfur, continua a ser notícia recorrente. Desta vez, os dirigentes do Sudão, Nigéria, Egipto, Líbia e Chade, reunidos em Tripoli por iniciativa de Muammar Kadhafi, chegaram a acordo para retomar as negociações de paz entre o governo sudanês e os rebeldes, no final de Maio.
No entanto, as informações recolhidas no terreno pelo Washington Post revelam que há ainda muito a fazer para chegar à reconciliação nacional nesta região. Nenhuma das milícias em presença, quer estejam ligadas ao governo quer aos rebeldes, parece disposta a depor as armas. No seio dos dois principais movimentos rebeldes, várias facções têm surgido tornando difícil encontrar interlocutores para avançar com as negociações. Paralelamente, as milícias árabes janjawids, aliadas do governo, são cada vez mais incontroláveis.
É evidente que, enquanto a comunidade internacional não tomar uma posição de força e enviar capacetes azuis para a região, homens, mulheres e crianças do Darfur vão continuar a ser abatidos como tordos ou a fugir para campos de refugiados a centenas de quilómetros de casa.

:: enviado por JAM :: 5/20/2005 08:08:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário