BRITEIROS: Batman voltou <$BlogRSDUrl$>








domingo, junho 19, 2005

Batman voltou

Quando Bob Kane criou Batman, em Maio de 1939, nas páginas do jornal Detective Comics, estava longe de imaginar que o seu justiceiro, disfarçado de morcego, se transformaria ao longo dos tempos num ícone popular. Imaginado por Kane como uma espécie de cruzamento entre Zorro e Drácula, Batman é o cavaleiro andante dos tempos modernos. Confrontado sistematicamente com inimigos monstruosos, de espírito assaz desmedido: o Joker, palhaço sádico, a Mulher-Gato, venenosa e felina, o Espantalho, cientista louco, o Duas-Caras, que enlouqueceu após ter ficado com metade do rosto desfigurado... ou seja, um belo conjunto de psicopatas.
Revisitado por inúmeros cenógrafos e desenhadores, Batman apareceu pouco a pouco como um ser perturbado e neurótico, levando uma vida dupla movimentada e tentando lutar contra as suas próprias pulsões. Esta imagem atinge o cúmulo nos anos 80 com O Regresso do Cavaleiro das Trevas, de Frank Miller, uma das melhores obras de banda desenhada da era pós-moderna e, ao mesmo tempo, uma crítica à sociedade americana da era Reagan.
O personagem conhece então uma segunda juventude e, no seu cinquentenário, triunfa nos cinemas do mundo inteiro graças ao filme de Tim Burton, que criará mesmo um segundo Batman ainda mais bem conseguido, mas que dá uma visão demasiado pessoal do herói que, acima de tudo, põe em foco o seu lado associal e a monstruosidade animal dos seus inimigos. Uma overdose de efeitos pirotécnicos que transformou o universo do vingador mascarado num autêntico carnaval.
Fim do mito? Não. Como os heróis são imortais, Batman regressa ao Início, num episódio que nada tem a ver com os precedentes. Batman Begins dá início àquilo que se anuncia como uma nova trilogia e dá o novo fôlego de que o personagem precisava. As aventuras de Batman continuam.

Lets look at the trailer >>>

:: enviado por JAM :: 6/19/2005 11:24:00 da manhã :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário