BRITEIROS: “Crimes” da alma feminina! <$BlogRSDUrl$>








sexta-feira, junho 17, 2005

“Crimes” da alma feminina!

Quando me convidaram para escrever no Briteiros confesso que fiquei surpreendida. Logo a seguir, fiquei bastante atrapalhada. Estou habituada a escrever quase exclusivamente para fins profissionais. Escrever para suscitar nas outras pessoas vontade de ler o que me passa pela cabeça parece-me bastante mais complicado. Para agravar o mal estar, foi-me dito que faltava no Briteiros uma alma feminina. Que grande responsabilidade ! Não tenho a certeza se sou uma boa representante da alma feminina.
Depois de alguma reflexão decidi tentar e espero conseguir partilhar convosco um pouquinho da minha alma, apesar de não ser representativa da feminina ou de outra coisa qualquer.

Para começar da melhor forma e como as férias se aproximam, pensei em partilhar convosco alguns pensamentos sobre uma senhora de quem gosto muito. Nunca a encontrei e também nunca nos falámos mas escreve uns romances policiais que me merecem bastante respeito. Descobri-a através de uma crítica literária numa revista francesa sobre um dos romances que ela tinha acabado de publicar. Como sou curiosa e gosto de ler bons romances policiais, decidi comprá-lo. Intitula-se Em Busca do Pecador Perfeito (edição brasileira) e é uma edição de bolso com cerca de 600 páginas. Comecei a ler e quando já tinha lido cerca de metade apercebi-me que tinha a impressão de estar a ler 4-5 histórias que decorriam em paralelo e ainda não tinha percebido como é que se iriam interligar. Entretanto, fui lendo outros romances cuja acção se situa quase sempre no Reino Unido e com a equipa de investigação do Inspector Thomas Lynley.
O que mais me agrada nestes livros policiais é que a autora tem uma grande preocupação em descrever pormenorizadamente os locais e as gentes. O perfil psicológico das personagens é certamente fruto de grande investigação porque se adapta perfeitamente aos contornos locais e ao mesmo tempo denotam uma grande universalidade. Em todos os romances que li até agora encontrei sempre personagens que reagem exactamente como eu ou como as pessoas que conheço de forma mais íntima. O último romance que li intitula-se A Place of Hiding e a acção desenrola-se na ilha de Guernesey. Adorei a maneira particular de pôr em evidência o caracter ilhéu e quase me vi a passear nas ruas estreitas da parte velha da cidade. Penso que nas próximas férias irei visitar a ilha de Guernesey e levarei certamente para ler uma colectânea de romances policiais editados pela mesma senhora: Crime from the mind of a woman.
A senhora é americana e chama-se Elizabeth George. Alguns dos seus livros foram editados em português pela Planeta Editora.
Boa leitura e bom bronze!

:: enviado por Anónimo :: 6/17/2005 11:06:00 da manhã :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário