BRITEIROS: Mais papista que o Papa <$BlogRSDUrl$>








quarta-feira, junho 15, 2005

Mais papista que o Papa

A chamada para o artigo de Vital Moreira nos comentários sobre o post das nomeações, avivou-me uma interrogação que arrasto há bastante tempo: como é que pessoas que até têm um ar inteligente, que têm sucesso nas suas carreiras profissionais e que, aparentemente, não ganham nada com isso, defendem, para lá da racionalidade, determinada personagem política?
Cavaco teve Vasco Graça Moura. Santana teve Luís Delgado. Sócrates vai tendo Vital Moreira (curiosamente, não me lembro de um equivalente para Guterres ou Barroso). São pessoas que perante qualquer crítica ao seu herói, mesmo que suave, saltam para a frente e defendem-no até à exaustão. A maioria das vezes, reagem até antes dos interessados e chegam ao absurdo de, quando estes se autocríticam (o que é raro mas acontece), criticarem a autocrítica.
A intransigência e o fundamentalismo que demonstram na defesa dos seus ídolos deixam-me perplexo. Não há uma pinga de crítica e nada é questionável.
Não sei sequer como os classificar. Não é propriamente Yes Men porque os Yes Men dizem que sim mas não argumentam. Não é sabujice porque a sabujice pressupõe falta de inteligência e esta gente não é estúpida. Também não é bem lambe-botas que supõe interesse no acto que parece não haver. Quanto muito seguidismo, mas o seguidismo implica obediência cega e não tenho conhecimento de que sejam mandados.
Voltando ao post das nomeações, obviamente que tem de haver lugares de confiança política na Administração Pública e, logo, é normal que haja nomeações. Como também é legal a acumulação de reformas e ordenados. Assim como é inquestionável a legitimidade do Governo para aumentar impostos. Não é nada disto que está em causa. O meu problema, e porventura o de outros portugueses, é que Sócrates fez uma campanha eleitoral a prometer que faria tudo de uma forma diferente dos anteriores governos. Vê-se.
Vital Moreira vai no bom caminho para entrar na mesma galeria que Graça Moura e Luís Delgado. Continua-me a faltar a palavra que os defina mas ... por alguma razão se inventou a expressão “mais papista que o Papa”.

:: enviado por U18 Team :: 6/15/2005 09:51:00 da tarde :: início ::
1 comentário(s):
Enviar um comentário