BRITEIROS: Quadratura do Círculo <$BlogRSDUrl$>








quinta-feira, junho 16, 2005

Quadratura do Círculo

Mais um serão de quarta-feira a ouvir Carlos Andrade, Jorge Coelho, Pacheco Pereira e Lobo Xavier.
Álvaro Cunhal, Eugénio de Andrade e Vasco Gonçalves estiveram no centro do debate. Lá para o fim apareceram os arrastões. Até há bem pouco tempo eram barcos de pesca que levavam tudo para dentro das redes. Agora são outra coisa. Lá vieram as ideias do costume, a autoridade do Estado, os problemas sociais e os educativos. O intelectual português tem argumentação fácil e tudo se resume a uma questão de mentalidades ou a um problema do sistema educativo. É tão fácil, não é?

A frase da noite foi: "O sistema educativo é o grande responsável deste tipo de situações."[sic]

Como agora está na moda bater-se nos professores, caí no engodo de pensar que aí estava mais um ataque.

Mas não era nada disso. Como me explicou um amigo hoje no café das seis, não se trata de um ataque à classe docente. Como o Briteiros não entra em vulgaridades aqui vai uma versão traduzida:

" o que o senhor Dr. quis dizer é que a culpa é do sistema educativo porque não deixa que os senhores professores dêem "a criação" aos meninos..."

Fiquei logo mais descansado. És cá dos nossos.

(Brita de Ouro para quem adivinhar quem foi o autor da frase)

:: enviado por RC :: 6/16/2005 07:35:00 da tarde :: início ::
1 comentário(s):
  • Um dos assuntos que mais me preocupa, é precisamente esta onda do criacionismo. teve inicio nos EUA, onde alguns estados obrigam que o criacionismo seja ensinado em todas as escolas, e caso algum professor se atreva a não cumprir a lei, vai de imediato a tribunal. Para mím isto reveste-se da mesma gravidade que uma invasão dos EUA a outro país, no entanto a cobertura mediática é nula. Pensando eu que esta era mais uma paranóia (embora mt grave) dos americanos, eis que recentemente sou surpreendido com noticia identica vinda da holanda.
    De repente senti que a Holanda estava mesmo aqui ao lado.......mas mais uma vez nada de se por em causa ou debater estas coisas nos nossos OCS's.
    Claro que um arrastão de 5 mil pessoas, ou seriam 500? HÁ Não, afinal foram menos de 50, desculpem lá este pequeno engano! Mas como dizia, uma arastão é muito mais grave e importante, mesmo que a noticia seja dada de forma atabalhoada, do que discutir as coisas que realmente compromentem a geração dos nossos filhos e netos!!

    De Anonymous Anónimo, em junho 17, 2005 11:47 da manhã  
Enviar um comentário