BRITEIROS: O outro 11 de Setembro <$BlogRSDUrl$>








domingo, setembro 11, 2005

O outro 11 de Setembro

Enquanto em todo o mundo se olha para o 11 de Setembro como a data que marcou o início da cruzada contra o terrorismo, liderada pelos Estados Unidos, no Chile todos os anos a data tem um significado diferente. É o aniversário do Golpe Militar que colocou no poder o general Augusto Pinochet e a mais sangrenta de todas as ditaduras instaladas, ao longo das décadas de 60 e 70, na América Latina.
Ao amanhecer do dia 11 de Setembro de 1973, o Chile estava nas mãos dos militares. Durante 16 anos o governo de Pinochet dominou o país pelo medo. Um período onde a repressão despontou no Chile como elemento central do exercício da política. Muito mais do que perseguir apenas os integrantes do antigo governo de Salvador Allende – a primeira e única experiência de um governo socialista na América do Sul que chegou ao poder através de eleições directas – e os demais grupos da esquerda chilena, os militares estenderam a repressão política a toda a sociedade chilena indiscriminadamente.
O 11 de Setembro de 2001 não tem qualquer desculpa. Mas, curiosamente, os que gritavam nesse dia que a liberdade e a democracia tinham sido mortalmente atingidas eram os mesmos representantes de um Estado que, 28 anos antes, esteve directamente implicado no bombardeamento do Palácio de La Moneda, em Santiago do Chile, derrubando os prédios, fazendo vítimas e adiando o sonho de milhões de pessoas de construírem o socialismo de maneira pacífica, mesmo que partindo das limitadas regras das democracias liberais.

:: enviado por JAM :: 9/11/2005 01:03:00 da tarde :: início ::
13 comentário(s):
  • Escrito e publicado há dois anos, mas actual.


    11 de Setembro
    "...para que o mundo não esqueça!!!"

    Cumpriram-se, no passado dia 11, 30 anos!!!
    Chove em Santiago!!!
    Com o apoio declarado dos Estados Unidos da América, Pinochet e seus sequases, transformam estádios de football em campos de concentração!!!
    A caravana da morte está em marcha, levando centenas de homens, mulheres e crianças, para longe, para sítio de onde não há regresso!!!
    No escuro da noite, corpos de inocentes são atirados ao mar, aos rios, aos lagos, desaparecendo, para sempre,vítimas do terror sanguinário desse facínora e... seus amigos americanos!!!
    Cumpriram-se,no passado dia 11, 30 anos!!!
    Victor Jara, em pleno Estádio de Santiago, agoniza vítima das torturas que lhe são infligidas. Já lhe amputaram as mãos. Será abandonado numu morgue, esquartejado!!!
    Cumpriram-se, no passado dia 11, 30 anos!!!
    Pablo Neruda sente, em si, todo o sofrimento de um Povo, cujo único desejo é construir uma Pátria mais humana e mais digna. Em breve, morrerá!!!
    Cumpriram-se, no passado dia 11, 30 anos!!!
    Há silêncios ensurdecedores nestes dias de Setembro!!!Onde estais vós, oh ditas democracias ocidentais?;provavelmente bebendo Coca-Cola;prostituindo os valores, que em tempos disseste defender, de certeza!!! E tu, Igreja Católica, por onde andas? Porque te calas enquanto o martirizado Povo chileno sobe o seu calvário? Que ajudaste a erguer, não esqueças!!! Guardarás o protesto...para 28 anos mais tarde?!!! Sim...talvez...como sempre!!! Dois mil anos depois, o galo continua a cantar três vezes!!!
    Cumpriram-se, no passado dia 11, 30 anos!!!
    Por muitos 11 de Setembro que haja, nunca esqueceremos o dia em que "chovia em Santiago"!!!
    Neste dia, todos nós, Homens solidários, democratas, amantes da liberdade, morremos um pouco!!!
    E...só porque queríamos ter, como Jara. "O Direito de viver em paz"!!!
    Foi há 30 anos!!! Para que o Mundo não esqueça!!!

    De Anonymous Anónimo, em setembro 11, 2005 3:30 da tarde  
  • Se uma pessoa exibe um objecto exótico que serve somente para ele com certeza pela força de contágio mental adquiri-lo.

    Um exemplo de contágio que atinge os animais é o caso dos cães; se um deles ladra, os outros imediatamente o imitam.

    O contágio mental pode ser bastante forte, para dominar o instinto de conservação e levar o indivíduo a sacrificar a própria vida.

    A mentalidade individual quando se reveste numa forma coletiva dita na maioria das vezes, as nossas opiniões e os nossos julgamentos, sem que tenhamos consciência do fato.

    O contágio mental, por exemplo, é devida a actual conjuntura do terrorismo que atinge feições de neurose, paranóia e histeria.

    O contágio é tão poderoso que suscita os pânicos que fazem perder as batalhas e podem conduzir as suas vítimas aos mais diversos comportamentos psicopatológicos.


    A sua acção jamais se exerceu tanto quanto na nossa época, primeiramente porque, com o progresso das ideias democráticas, o poder cai, cada vez mais, entre as mãos das multidões, e depois, porque a difusão rápida dos meios de comunicações permite que os movimentos populares se espalhem quase instantaneamente.. As extravagantes fantasias das multidões tornam-se, para eles, dogmas tão respeitáveis quanto o eram outrora, para os cortesãos das monarquias absolutas, as vontades dos soberanos.

    É o que está a acontecer agora com a propagação em massa do pó branco do antraz.

    A guerra terrorista é sempre motivada pela paranóia, com as mais diferentes matizes isto é ideológico, religioso, e muitas vezes capciosos isto é o desejo de um dominar o outro.

    Para que o Mundo não esqueça, terrorismo é terrorismo...

    De Anonymous Anónimo, em setembro 12, 2005 8:33 da tarde  
  • Apesar de não perceber onde quer chegar,tal é a mistura de "conceitos", concordo que terrorismo é terrorismo.
    Mas...nestas coisas há sempre um mas...e no Chile aconteceu terrorismo.
    Como na Guatemala, de Jacob Arbenz.
    Como na Nicarágua, de Daniel Ortega.
    Como no Congo, de Lumumba.
    Como no Brasil, de João Goulart.
    E mais...muito mais!!!
    Isto também foi terrorismo!!!
    Quanto ao ladrar dos cães, só é de lamentar quando é feito a mando do dono.
    Espero que não seja o caso!!!

    De Anonymous Anónimo, em setembro 12, 2005 9:34 da tarde  
  • Já vi que leva a situação para o passado, e muito bem, é dele que somos feitos. Vamos pensar um bocadito em conjunto todos?

    Para que o Mundo não esqueça, um grande período de terror talvez, na época durante a Revolução Francesa que eram frequentes as execuções na guilhotina por razões políticas.

    Para que o Mundo não esqueça... Na Europa, o terrorismo político progrediu na Rússia imperial, onde a sociedade secreta "Narodnya Volya" assassinou o czar Alexandre II, assim como vários de seus ministros e generais, plantou bombas no Palácio de Inverno, e transformou-se numa precursora do bolchevismo. Além daquele país, a Espanha sofreu os famigerados atentados de Barcelona, no princípio do século passado, actos certamente ligados ao anarquismo.

    Para que o mundo não esqueça??? No sul dos Estados Unidos de América, o Ku Klux Klan depois da derrota da Confederação Sulista na Guerra o Civil americana (1861-1865) intensificaram o terrorismo contra os negros.

    Para que o Mundo não esqueça, entre os muçulmanos existem dois grandes grupos, os sunitas e os xiitas. Essas tendências/diferenças surgem da disputa pelo direito de sucessão a Maomé. A divergência principal diz respeito à natureza da chefia: para os xiitas, o líder da comunidade (imã) é herdeiro e continuador da missão espiritual do Profeta; para os sunitas, é apenas um chefe civil e político, sem autoridade espiritual, a qual pertence exclusivamente à comunidade como um todo (umma). Sunitas e xiitas praticam juntos os mesmos ritos e seguem as mesmas leis (com diferenças irrelevantes), mas o conflito político é profundo e repletos de actos de terrorismo, como deve saber... e podia continuar aqui a noite toda!!! Só mesmo para que o Mundo não esqueça!

    De Anonymous Anónimo, em setembro 13, 2005 2:05 da manhã  
  • Não justificando os actos em si, mas os terroristas não psicopatas também acham que estão numa guerra e representam uma causa, mesmo que essa batalha não seja entre nações.
    Assim como os kamikazes japoneses e os soldados americanos que tinham em mira que não podiam fracassar nas suas missões, os terroristas que atacaram Nova York também acreditavam que estavam a destruir um inimigo em nome de uma causa justa. E no seu conceito de luta ficou apagada a idéia de que havia inocentes nas torres do World Trade Center.
    Essa explosão de ódio e violência motivada por uma causa que para um lado é desumana é o que separa, o perfil de um terrorista do de um psicopata.

    Só mesmo para que j.a. não esqueça

    De Anonymous Anónimo, em setembro 13, 2005 2:07 da manhã  
  • Folgo em ver que concorda comigo!!!
    Quando diz..."os terroristas que atacaram Nova York também acreditavam que estavam a destruir um inimigo em nome de uma causa justa",infelizmente... tem razão!!!
    Como no passado no Chile, no Congo,na Guatemala,no Brasil, na Nicarágua!!!
    Em ambos os casos, não havia "causa justa",como não havia nos Gulags de Estaline.
    Talvez por isso, só o Homem Novo de que falava Che, terá autoridade para dizer que o terrorismo é um crime, venha ele de onde vier!!!
    Hoje...infelizmente, vem de muitos lados, não só de um!!!
    Ou não será verdade?

    De Anonymous Anónimo, em setembro 13, 2005 11:33 da manhã  
  • O que tenho dito, simplesmente são factos, não espero que alguém concorde comigo ou não!

    Se quer a minha opinião pessoal sobre o assunto, o problema está em todos nós, está em mim, está em si, está no seu vizinho simplesmente está em todo o lado.

    Quando Che disse isso, quero acreditar que se referia a todo o Homem novo que se encontra dentro de nós, e não um Salvador tipo Jesus Cristo. Talvez passe por ensinar aqueles que ainda não sabem que o tem lá dentro.

    Terrorismo há em todo o lado! Não só pelas Americas Latinas! E é por ai, e faço a minha parte em ensinar-lhe que existe um Homem Novo dentro de si! Hoje falamos em "open mind", e já reparei o seu "clube" partidário e meu caro, de "open mind" não tem nada! Um partido que expulsam ideias diferentes? Terrorismo? Qualquer pessoa das ciências sabe que se não houver trocas genéticas, não há evolução! Da mesma maneira se não houver trocas de ideias.

    Concordo consigo no seu protesto contra a igreja! E talvez o grande problema da Humanidade seja as leis de Cristo.

    Defenda-mos as nossas com melhor argumentos que os outros!

    De Anonymous Anónimo, em setembro 13, 2005 1:14 da tarde  
  • Com gosto pela polémica, aí vai!!!
    !º- Relativamente ao 1ª parágrafo, nada contra.Penso exactamente o mesmo.
    2º- No que diz respeito ao 2º parágrafo,estamos de acordo.
    3º- Che, no seu exemplo de vida, deixou-nos um legado de Solidariedade, de Fraternidade, de Respeito pelo próximo em nada contraditório com o ideal jesuânico.
    4º- O meu clube partidário, não é dono do meu pensamento, porque felizmente sou livre e consigo pensar por mim sem necessidade de cartilhas, sejam elas quais forem!!!
    5º- Quanto às trocas genéticas, no fundo tem alguma razão, mas...no caso dos vírus, há um agravamento da situação epidemiológica. Como vê, aquilo que parece simples, por vezes não o é. E o terrorismo comporta-se como um vírus, manipulado de muitos modos, como temos visto!!!
    6º- O grande problema da Humanidade não são as leis de Cristo, como parece fazer crer.
    É sim a sua adulteração!!!
    Lembremo-nos das Cruzadas e da Inquisição!!!

    De Anonymous Anónimo, em setembro 13, 2005 2:49 da tarde  
  • Meu caro J.A. vou começar pelo fim, não pense no passado, peço-lhe que arranje exemplos da actualidade para essa "adulteração" das leis de Cristo.

    Comece a pensar no passado mas somente numa forma de resolver o presente.

    Falou-me em virus, de certo a cura de várias "viroses" e não só, passa pela inovação genética.

    Relativamente ao seu 4 ponto, imagine apenas que vivia em Cuba e pensava dessa forma!

    Será que existe lá um machado que realmente corta a raiz ao pensamento?

    De Anonymous Anónimo, em setembro 13, 2005 3:51 da tarde  
  • Mais uma vez sou obrigado a concordar consigo, com uma ligeira nuance:para resolver o presente é necessário pensar no passado,já que este condiciona aquele. E é o que tenho feito.
    Quanto ao 1º parágrafo...vamos a isso.No entanto, para nos entendermos acerca da "adulteração" ou não das "leis de Cristo"(como diz!!)determinemos de quem vamos falar: de Cristo de Nazaré? De Cristo de Roma? De Cristo dos cristãos? De Cristo dos católicos? De Cristo da Teologia da Libertação? De Cristo da Opus Dei?
    Ok?
    Vamos a isso?!!

    Ps. Para sua informação prévia, sou agnóstico. Não vá o meu Amigo pensar que sou muçulmano, Testemunha de Jeová, fiel da Igreja Universal do Reino de Deus, Maná,etc,etc!!!

    De Anonymous Anónimo, em setembro 13, 2005 6:02 da tarde  
  • Meu caro, sei perfeitamente que compreendeu perfeitamente a minho provocação... Quando falei nas "leis de cristo" referia-me a qualquer igreja que pense o que não faz, ou melhor que diga pensar o que não pensa. Faz-me lembrar algo de Maquiavel, "O principe" um dos grandes livros que todos os políticos deveriam ser proíbidos de ler.

    Refere-me vários tipos de Cristo e muito bem, mas meu caro o conceito de "cristo" é igual neles todos, como deve saber, apesar de um ser carpinteiro o outro um salvador, outro um pecador e um demagogo.

    Deixe de concordar comigo e dê asas ao seu "Homem Novo"

    De Anonymous Anónimo, em setembro 13, 2005 6:45 da tarde  
  • Assim o farei!!!
    Obrigado pela "pequena polémica"!!!

    De Anonymous Anónimo, em setembro 13, 2005 7:02 da tarde  
  • Desiste assim tão facilmente?

    De Anonymous Anónimo, em setembro 13, 2005 7:11 da tarde  
Enviar um comentário