BRITEIROS: Cheque ao liberalismo <$BlogRSDUrl$>








sexta-feira, outubro 28, 2005

Cheque ao liberalismo

Os ventos que, nos últimos anos, sopraram os ideais liberais numa Europa dominada pelo anticiclone da globalização, parecem estar a mudar. As eleições legislativas polacas de Setembro, seguidas das presidenciais de domingo passado, confirmaram essa tendência, apesar das sondagens terem prognosticado, nas duas eleições, a vitória do partido liberal.
Nas eleições alemãs, a curta vitória de Angela Merkel espelhou a condenação dos seus projectos de reforma e obrigou a nova chanceler a governar com os sociais-democratas, afastando os liberais da equipa governamental. Na Grã-Bretanha, a provável eleição de David Cameron, um activo defensor dos serviços públicos, para a chefia do partido conservador contra o seu rival, David Davis, afigura-se como uma derrota da facção liberal do partido.
Até mesmo a Comissão Europeia, cujas orientações são nitidamente liberais, tem vindo a ajustar o discurso, ao ponto de citar a importância do sector público e a qualidade dos serviços de interesse geral como um dos principais valores comuns dos vinte cinco.
Todos estes cheques ao liberalismo, na sequência dos debates suscitados pelo famoso Tratado Constitucional, estimulam uma certa reabilitação do Estado na gestão da economia e certificam que há um elevado número de cidadãos europeus que se recusam a aceitar as leis do mercado em detrimento das exigências da solidariedade.
Mas, paradoxalmente, não é a esquerda que tem tirado vantagem desta lufada de ar fresco, mas sim uma direita conservadora, bastante crítica em relação às instituições europeias, por vezes mesmo eurocéptica. Cabe pois à Europa provar que é capaz de responder a esse desafio e defender, mais em actos do que em palavras, face à globalização, o modelo social a que se diz ligada.

Também a Bélgica fez hoje greve geral – pela segunda vez em três semanas – para protestar contra o projecto do governo de Verhofstadt de aumentar progressivamente a idade da pré-reforma dos 58 para os 60 anos. Cem mil pessoas manifestaram-se nas ruas de Bruxelas.

:: enviado por JAM :: 10/28/2005 11:48:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário