BRITEIROS: A História repete-se <$BlogRSDUrl$>








quinta-feira, outubro 27, 2005

A História repete-se

O presidente do Irão passou-se! Ao declarar abertamente que o Estado de Israel deveria ser “riscado do mapa”, Ahmadinejad provocou a reprovação generalizada e reacendeu as apreensões sobre a forma como o seu país poderá vir a usar a arma atómica.
Como é que o Irão pretende justificar a sua posição de mais papista que o papa, de mais radical que os palestinianos, de porta-voz do mundo muçulmano, de mensageiro das massas deserdadas, humilhadas e indignadas? Que pretende Ahmadinejad, ao exprimir-se como um pregador dos mais extremistas, para encorajar a multidão de fieis a revoltar-se contra o vexame de Israel e dos Estados Unidos, e prometer aos dirigentes árabes que caíram na tentação de reconhecer o Estado israelita, que os queimará “com o fogo da fúria da comunidade dos crentes” ?
O discurso de ódio do presidente iraniano aparece como pano de fundo do endurecimento político. Em vez de devolver a esperança ao seu povo – 15% de desempregados – ou de prometer repartir melhor o filão do petróleo, o regime concentra a sua atenção em louvar os reflexos mais conservadores e dogmáticos.
As mulheres iranianas, que nos últimos anos tinham podido beneficiar de algumas (muito tímidas) vantagens, voltam de novo à condição de tolerância zero no que toca à forma como devem vestir-se. O mundo da cultura está sob vigilância apertada: o Conselho Superior da Revolução acaba de proibir a distribuição e a projecção de “filmes estrangeiros que fazem propaganda de ideais laicos, feministas, liberais, ...”. Os sites Internet são filtrados ou interditados...
A brutalidade deste retrocesso é mais do que um mau sinal. É matéria para alarme sério, no momento em que a ambição nuclear iraniana se patenteia teimosamente. Nesta altura do campeonato, já ninguém acredita na fábula da potência petrolífera à procura de um programa nuclear civil. A comunidade internacional tem, mais do que nunca, razões para se preocupar com o uso que o Irão poderá dar à sua Bomba.

:: enviado por JAM :: 10/27/2005 09:38:00 da tarde :: início ::
3 comentário(s):
  • Não deixa de ter a sua piada ver o Shimon Perez reagir ao discurso de Ahmadinejad e dizer que as Nações Unidas deveriam expulsar o Irão.

    Para quem não reconhece nenhuma resolução das Nações Unidas... é preciso ter lata!

    De Anonymous Anónimo, em outubro 28, 2005 12:03 da manhã  
  • Um palestiniano que se faz saltar pelos ares em território israelita, com o seu cinturão de explosivos, é um terrorista.

    E um piloto de um F16 que bombardeia o território palestiniano, o que é ?

    E os comandantes desse piloto?

    De Anonymous Anónimo, em outubro 28, 2005 11:23 da manhã  
  • Sim. Lamentavelmente repete-se a história!
    Não é seguramente esse o caminho que conduz à paz em Israel e na Palestina.
    Ignorar o gesto de Israel ao abandonar territórios palestineanos ocupados, não é "saudável" e tanto os judeus, como os palestineanos, nada ficarão a dever a lideres como esse cujo nome gostaria de não ser forçado a aprender a escrever!
    Será que, por aquelas paragens, continua a imperar a lei do mais radical?!
    É pena.

    De Blogger pindérico, em outubro 28, 2005 2:45 da tarde  
Enviar um comentário