BRITEIROS: Gripe das aves ou pânico na capoeira? <$BlogRSDUrl$>








sábado, outubro 15, 2005

Gripe das aves ou pânico na capoeira?


© Ideia original de Herrmann – La Tribune de Genève

A confirmação de casos de gripe das aves na Turquia e na Roménia fez aumentar o sobressalto em toda a Europa e mesmo nos Estados Unidos, onde os relatórios dos ministérios da Saúde se têm sucedido dando conta da falta de preparação dos respectivos países em caso de epidemia generalizada nos seres humanos.
O vírus em questão, que dá pelo nome de H5N1, como se de um valoroso agente secreto se tratasse, é altamente patogénico, mas não tem nada de secreto desde os finais de 2003, quando foi detectado em pessoas no Sudeste asiático, das quais morreram cerca de 60, provocando em seguida o abate de mais de 100 milhões de aves de capoeira.
Nessa altura (já lá vão dois anos), os países ricos deveriam ter reagido imediatamente e teria sido fácil resolver o problema. Apesar de se tratar de um vírus altamente mutável, a vacina para imunizar as aves existe. Teriam bastado, segundo os dados da FAO, uns 100 milhões de dólares de investimentos para jugular a epidemia na sua origem. Em vez disso, foram prometidos uns escassos 20 milhões, manifestamente insuficientes. Agora, diz o Financial Times, os Estados Unidos preparam-se para fazer uma super encomenda de um medicamento antiviral, por mais de um bilião de dólares.
O que, à partida, parecia localizado e circunscrito, começa assim a alastrar e a globalizar-se. Em Agosto chegou à Rússia e ao Kasaquistão. Agora chegou à Turquia e à Roménia. A Comissão Europeia, que parecia distraidamente atenta, tornou-se activamente mobilizada e o pânico instalou-se. Na Europa, tal como na Ásia, também o H5N1 poderá vir a afectar os seres humanos.
Só que o pânico é mau conselheiro. O que todos nós esperamos, da Comissão e dos nossos Governos, é simplesmente que ponham em prática políticas sanitárias sérias e que nos garantam que não serão descuradas as necessárias medidas de higiene.

:: enviado por JAM :: 10/15/2005 09:46:00 da manhã :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário