BRITEIROS: Cartelização <$BlogRSDUrl$>








quarta-feira, novembro 30, 2005

Cartelização


A Autoridade da Concorrência francesa vai multar em 500 milhões de euros as três operadoras móveis de França. Em Portugal ficamos à espera. Nós próprios já denunciámos o escândalo que é o descaramento com que o serviço de Internet móvel tem os preços aparentemente combinados entre as nossas três operadoras... Ou então é coincidência..

:: enviado por RC :: 11/30/2005 08:15:00 da manhã :: início ::
1 comentário(s):
  • nao conheço a lei nem os seus limites mas sei que e possivel que haja "comunicação por sinais" sem que haja qualquer acordo para fixar os preços. Do tipo: concorrente 1 (c1), 50% do mercado, fixa a margem em 70%. C2, 30% do mercado, lança um produto com uma margem de 40% (admitamos que o custo marginal é igual e logo isto se traduz em diferenças no preço final de 15%). C1 responde e baixa a margem para 50%. Se C2 baixa para 40%, c1 responde baixando para 45% ou 40% e com uma ofensiva sem precedentes de marketing. O preço esta estavel e c1 pode ate ensair nova dança com subida de preços. C2 sabe agora que «e inutil lançar um preço significativamente mais baixo, apenas s evai prejudicar porque c1 pode sempre acompanhar e tem mais meios para relatiar.

    C2 decide acompanhar o preço de c1 em produtos futuros (com um desconto de 5% para compensar a menor base de clientelar) e decide usar de outros meios para concorrer - investir em produtos, publicidade, umas ofertas encapotadas...

    Se isto e ilegal ou nao, desconheço, mas e o que se passa em (quase) todos os mercados oligopolisticos!

    De Anonymous Anónimo, em dezembro 05, 2005 9:09 da manhã  
Enviar um comentário