BRITEIROS: Relembrar os moinhos de maré <$BlogRSDUrl$>








terça-feira, novembro 22, 2005

Relembrar os moinhos de maré


Moinho de Maré de Corroios

A União Europeia promove um programa para a conservação e a valorização de um património marítimo pouco conhecido: os moinhos de maré. O projecto visa transformar esses moinhos em museus.
Graças ao primeiro encontro internacional sobre os moinhos de maré da Europa Ocidental, que teve lugar na localidade cantábrica de Arnuero, no Norte de Espanha, os países participantes puderam partilhar experiências das diferentes regiões europeias, editar guias de actividades pedagógicas e salvaguardar a História económica, social e tecnológica dos moinhos de maré da Europa Atlântica.
Esses moinhos de mar utilizam a força das marés como energia motriz. Quando a maré sobe, enche-se um tanque de reserva que se conserva cheio à medida que a maré baixa. Depois, abrem-se as válvulas e a água do tanque corre para o mar, provocando a rotação da roda.
Na costa Atlântica existem mais de mil moinhos desse tipo, construídos entre os séculos XI e XVII, das costas irlandesas e britânicas até Cádiz, no Sul de Espanha.

Visita ao Moinho de Maré de Corroios.

:: enviado por JAM :: 11/22/2005 10:32:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário