BRITEIROS: Quo vadis Europa? <$BlogRSDUrl$>








sexta-feira, dezembro 16, 2005

Quo vadis Europa?

A União Europeia, cuja Constituição se desmoronou com os nãos franceses e holandeses, tem absoluta necessidade, para recuperar a confiança, de um acordo sobre a meta orçamental para 2007-2013. Não precisa ser um acordo em todas as frentes, basta um bom acordo que possa, no mínimo, responder às exigências das políticas comuns.
Apesar disso, é lamentável que, até agora, neste Conselho Europeu de Bruxelas, não tenha havido vontade de elevar o tecto dos gastos comunitários acima de 1,03% do PIB dos vinte cinco, longe da proposta da anterior presidência (1,06%) e da Comissão, que propunha 1,22%. Como resultado a proposta britânica corta 10% das ajudas previstas para os países membros do Leste.
Seria justo que o novo orçamento permitisse preservar as políticas de solidariedade e de coesão para com os novos países membros. Caso contrário, seria uma ironia demasiado cruel tê-los convidado para fazerem parte da União e não dispor do dinheiro suficiente para os ajudar suficientemente, como um dia se fez com a Irlanda, a Grécia, Espanha e Portugal.

:: enviado por JAM :: 12/16/2005 02:51:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário