BRITEIROS: Fumar é de direita <$BlogRSDUrl$>








quinta-feira, janeiro 05, 2006

Fumar é de direita

Pela nova lei anti-tabaco que entrou em vigor em Espanha no dia 1 de Janeiro, é proibido fumar nos locais de trabalho, nos bares, restaurantes e lugares públicos com mais de 100 m2. De acordo com uma sondagem publicada no El Mundo, mais de 70% da população aprova a lei anti-tabaco, embora mais de metade dos inquiridos ache que a lei é severa e apenas 36% a considere adequada.
No entanto, dois milhões de fumadores garantem que não acatarão a lei. O jornal espanhol estabelece o retrato robô do “objector de consciência à lei anti-tabaco”: trata-se de um homem, jovem, votante no PP. O El Mundo constata assim o efeito da “politização dos comportamentos”, estabelecendo a ligação entre tabaco e política. O próprio primeiro ministro Zapatero disse-o claramente: Fumar é de direita.

:: enviado por JAM :: 1/05/2006 11:38:00 da manhã :: início ::
1 comentário(s):
  • Moro na Califórnia, onde é proibido fumar nos ambientes fechados públicos há vários anos. Os fumantes continuam a ter o direito de se suicidarem lentamente, só que ao ar livre, do lado de fora dos bares, escritórios, hospitais, escolas, sem comprometer os pulmões dos não-fumantes... E vivemos todos em harmonia assim! Seria bom que todos adotassem essa lei.

    Desrespeitar uma lei - bem, não sei se é uma postura necessariamente direitista, acho que é mais uma questão moral e ética do que política. E a lei tem mais chance de ser respeitada no momento em que são eficazes a fiscalização e punição dos infratores.

    De Anonymous Anónimo, em janeiro 06, 2006 12:17 da manhã  
Enviar um comentário