sábado, janeiro 28, 2006
Po-po e Li-lícia
Ou “Jing-jing” e “Cha-cha”, em chinês, são os ciber-polícias da Internet, um projecto destinado a ajudar os fornecedores de serviços em linha a filtrarem os acessos. A censura transforma-se assim num negócio rentável para os polícias e para o influente Ministério da Propaganda. O último cliente foi o famoso motor de busca Google, que cedeu à tentação da censura, tal como já tinham feito a Yahoo e a Microsoft, como única forma de atravessarem a muralha da China e chegarem aos cerca de 111 milhões de internautas chineses.A associação Repórteres sem Fronteiras já deu conta do seu desalento pelo lançamento da versão censurada da Google.cn afirmando se tratou de um dia negro para a liberdade de expressão na China. Nicolas Becquelin, especialista da Human Rights in China, considera que “o governo chinês já ganhou a batalha e controla efectivamente a Internet”.
Não há dúvidas que os chineses vão ter mais um ano de cão.
:: enviado por JAM :: 1/28/2006 07:14:00 da tarde :: início ::