BRITEIROS: Área reservada ao bom-senso <$BlogRSDUrl$>








terça-feira, janeiro 24, 2006

Área reservada ao bom-senso

No aeroporto de Lisboa, um pouco por toda a parte, há uns cartazes com os dizeres: “O Aeroporto de Lisboa é um espaço de não fumadores. Apague o seu cigarro.” (o “por favor” deve ter sido eliminado na ultima revisão fundamentalista). Até aqui nada de novo, que não é só no Aeroporto de Lisboa que o politicamente correcto invade tudo o que é vida privada.
Acontece, no entanto, que fico um pouco nervoso quando tenho que andar de avião. Talvez mais prosaicamente: tenho medo. Eu sei que é irracional mas não consigo impedir-me de pensar na improbabilidade física de umas quantas toneladas levantarem voo e, sobretudo, manterem-se no ar. Como, concedo, o avião continua a ser a forma mais rápida e barata de percorrer grandes distâncias (e de fugir rapidamente do País), fui-me habituando e ainda me consigo controlar.
Na impossibilidade de fumar durante o voo (o que aceito sem problemas de maior), gosto de fumar um cigarro antes de me meter na caixa de metal. Acalma-me e faz-me encarar o que se segue com uma melhor disposição. Ontem tive que repetir a experiência.
De manhãzinha cedo já estava no Aeroporto para sair do País (antes que me obriguem a prestar vassalagem ao recente Presidente eleito). Dirigi-me para o local imundo para onde são atirados os fumadores: um espaço tacanho num canto obscuro de uma sala imensa praticamente vazia onde, entre sorrisos cúmplices de resignação, se acotovelavam os fumadores. Estaria (sem exageros) uns 2 metros afastado do painel “Smokers”, quando um funcionário zeloso e respeitador das leis me ordenou que voltasse para o redil (ao “bom dia” deve ter acontecido o mesmo que ao “por favor”). Ainda na ressaca da eleição de um Presidente pimba, observei que os limites do espaço não eram muito claros e, além disso, não estava a incomodar ninguém dado não se vislumbrar qualquer não fumador a menos de 20 metros. Não se impressionou: “já está com muita sorte de estar aqui esta merda, por mim iam fumar para a rua” (sic). Entre queixar-me ou apanhar o avião, optei pelo segundo. Apaguei o cigarro e virei as costas. O voo não me correu muito bem.

Enquanto tentava escutar qualquer barulho estranho vindo das entranhas do avião e que indicasse tragédia iminente, dei comigo a pensar porque é que os fumadores são o único grupo humano (e animal?) que pode ser descriminado sem que alguém seja punido ou sequer censurado. E a sonhar com o dia em que os letreiros do Aeroporto de Lisboa sejam substituídos por outros com os dizeres “ Este Aeroporto é um área de não estupidez. Por favor, tenha bom-senso”.

:: enviado por U18 Team :: 1/24/2006 04:19:00 da tarde :: início ::
3 comentário(s):
  • E será que as outras pessoas serão obrigadas a levar com a "vossa merda"?
    Acho mais do que justo!

    De Anonymous Anónimo, em janeiro 24, 2006 5:07 da tarde  
  • Se por acaso as placas fossem "tenha bom-senso" você teria???
    Duvido!!!

    De Anonymous Anónimo, em janeiro 24, 2006 5:09 da tarde  
  • Certamente que o dito funcionário está apenas a praticar a tal cultura do "rigor", da "excelência" e do "aumento de produtividade"!!!!

    São efeitos directos da vitória do Cavaco!

    De Anonymous Anónimo, em janeiro 25, 2006 7:17 da tarde  
Enviar um comentário