BRITEIROS: O meu voto <$BlogRSDUrl$>








quinta-feira, janeiro 19, 2006

O meu voto

Li jornais, revistas, blogs e declarações. Vi todos os debates entre os candidatos (bom ... quase todos). Ouvi discursos e entrevistas. Vi telejornais e tempos de antena. Pensava que era a isto que se chamava esclarecer-se para poder votar em consciência. Resultado? – estou na mesma.
Sendo as eleições presidenciais a escolha de uma pessoa (e do seu respectivo caracter) na esperança de que nos represente sem grandes embaraços e que intervenha na vida política com bom senso e quando necessário, e sendo todos os candidatos gente conhecida que anda nestas vidas há muitos anos, nada do que li, ouvi e vi me ajudou a alterar a ideia que já tinha sobre os ditos.
Como não abdico de votar e não gosto de votar em branco nem de fazer gatafunhos no boletim de voto (que pode servir para muita coisa mas não certamente para se escrever o que realmente se pensa disto tudo), recorri ao meu ultimo recurso nestas circunstâncias: a quem seria capaz de comprar um carro em segunda mão?
Excluindo Cavaco Silva, que me provoca um sentimento entre aquela vergonha que se sente pelos outros e a repulsa pelos mitos injustificados - a quem nem sequer me passaria pela cabeça abordar para comprar um carro novo, quanto mais em segunda mão - ficam os outros candidatos.
Vou então tentar responder à pergunta. Rapidamente que já ninguém tem paciência para estes debates.
Acredito que Jerónimo de Sousa seria capaz de me vender o carro de boa fé. Seria simpático e atencioso e acreditaria que me estava a ajudar. Desconfio é que o carro teria tendência para ir para onde ele queria e não para onde eu gostaria. Tenho ainda a sensação de que teria sempre o vendedor em cima de mim para me dizer o que fazer com o carro. O que não são, convenhamos, duas boas razões para comprar um carro.
Francisco Louçã também estaria de boa fé. Mais a mais a conversa seria, certamente, muitíssimo interessante. Desconfio é que não saberia que o carro que estava a vender era um acidentado e tinha uma longa história de avarias.
Não me parece que seja de arriscar.
Com Garcia Pereira já não tenho tanta a certeza se estaria de boa fé. Na ânsia de vender o carro, era bem capaz de me impingir um chaço qualquer e sem travões. A evitar.
Em relação a Mário Soares, a coisa já tem mais que se lhe diga. O carro era capaz de ser em quarta ou quinta mão, avariado e sem condições para andar mas, com o poder de argumentação que se lhe reconhece, antes de dar por mim já teria a chave e o contrato na mão e até lhe agradecia. Para poupar chatices futuras, creio que também é de evitar.
Sobra Manuel Alegre. Pensando bem até que era capaz de lhe comprar um carro em segunda mão. Não tenho certeza absoluta de que ficaria bem servido, mas o senhor tem um ar sério, é parco nas palavras (mas utiliza-as bem) de modo que não me aborreceria muito e, mesmo não tendo nenhuma grande garagem por detrás, é credível. Era capaz de ser uma boa compra.

E, a final de contas, não seria lógico um País que tem como dia nacional o dia da morte de um poeta, ter um poeta como Presidente da Republica?

:: enviado por U18 Team :: 1/19/2006 10:34:00 da tarde :: início ::
2 comentário(s):
  • Infelizmente teremos que comprar um carro em segunda-mão e este é... o "busílis" da questão!!!
    De qualquer modo, como tenho carta e sei conduzir,compro o carro ao Jerónimo.O carro irá para onde os "passageiros" quiserem, fazendo as "revisões mecânicas" a tempo e horas.
    Quanto à garagem (ou falta dela)...não creio que,ficar à chuva e ao vento,dê grande saùde ao "veìculo"!!!
    Vivam as garagens!!!

    De Anonymous Anónimo, em janeiro 20, 2006 6:58 da tarde  
  • E eu também compro o carro ao Jerónimo, porque sou maior e emancipada e eu só vou para onde quero, mesmo que às vezes não saiba bem para onde quero ir. Mas sei que se o Jerónimo disser que o carro aguenta, aguenta mesmo. E afinal somos nós que teremos de escolher para onde queremos ir. É isso: a escolha é nossa e só nossa e os papões já se foram...

    De Anonymous Anónimo, em janeiro 20, 2006 10:31 da tarde  
Enviar um comentário