BRITEIROS: A Ásia suplanta a Europa <$BlogRSDUrl$>








domingo, janeiro 29, 2006

A Ásia suplanta a Europa

A Arcelor faz parte da História pintada de dramas da siderurgia europeia. É uma empresa gigante, criada em 2002, fruto da aliança da Usinor francesa, da Arbed luxemburguesa e da Aceralia espanhola. Como resultado, deu origem ao número dois mundial do aço, um orgulho para os europeus, um dos mais espectaculares sucessos da Europa industrial.
Ora, esse edifício tão preciosamente construído, ameaça agora ser tomado de assalto pelo grupo indiano Mittal Steel. Visto de Davos, onde reside a família Mittal enquanto dura o fórum económico mundial, essa OPA hostil não é mais do que uma estrondosa demonstração de que a Ásia já suplantou a Europa. É a evidência que faltava de que o mundo já não é dominado pelos Estados Unidos e pela Europa, mas sim pelos Estados Unidos, a China e a Índia.
A China e a Índia não se contentam em fabricar T-shirts e chapa de aço de má qualidade. No interior, aumentam rapidamente os gastos em pesquisa e desenvolvimento e na formação de engenheiros. No exterior, partem ao assalto dos grupos ocidentais, para adquirirem novas tecnologias, como acontece agora com a Mittal.
Quanto à Europa, reduz os créditos comunitários e não consegue modernizar as suas universidades nem os organismos administrativos. A Europa esqueceu que os talentos humanos são fundamentais. Várias discussões tiveram lugar em Davos sobre o tema: como atrair os melhores talentos? Universidades e empresas indianas e americanas mostraram a sua supremacia na matéria. Mas, não se viram franceses, nem alemães. Os nossos cérebros estão mais interessados em abalar, e ninguém nesta Europa parece preocupar-se com isso.
A globalização e o capitalismo liberal desfazem violentamente todos os equilíbrios a que estávamos habituados. Poderíamos experimentar fechar as fronteiras e continuarmos a viver com as nossas enxadas e as nossas carroças de cavalos. Mas, se não as fecharmos, vamos ter que nos adaptar. Haverão certamente outras Mittal. Os nossos empresários vão continuar a fugir para a China e para a Índia. E nós?

:: enviado por JAM :: 1/29/2006 12:01:00 da manhã :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário