BRITEIROS: Alta tensão <$BlogRSDUrl$>








segunda-feira, fevereiro 27, 2006

Alta tensão

Espanha e França estão a viver, com particular intensidade, duras batalhas contra o redesenhar do mapa dos seus sectores energéticos. Quase ao mesmo tempo em que se conhecia a OPA da alemã E.ON sobre a espanhola Endesa, vinha a público que outro gigante europeu, a italiana Enel, pretendia adquirir a segunda empresa energética francesa, Suez. O editorial do Figaro, um diário que não é propriamente um bastião do ultraliberalismo, referia sem rodeios: “o presidente e o primeiro ministro ocuparam-se directamente do assunto. Discreta e firmemente, a mensagem enviada aos italianos não deixa dúvidas: não se toca no número dois francês da energia, que ainda por cima abastece a água a um em cada dois municípios franceses. E, tratando-se de uma das nossas empresas mais estratégicas, ninguém se deve escandalizar com isso. Todos os grandes países confrontados com este tipo de situação agiram exactamente da mesma maneira. Não se brinca com a segurança nacional. A ter que fazer alguma coisa pelo caso Suez, o governo só daria prova de responsabilidade se acelerasse uma aproximação à Gaz de France. No turbilhão actual da energia na Europa, nenhum desses grupos tem dimensão nem poder para competir na primeira divisão.”
Em Itália brada-se contra esta iniciativa francesa censurável e grita-se que a UE está morta. Por sua vez, o editorial do principal diário económico francês, Les Echos, dizia: “dada a maneira desordenada como os países europeus intervêm hoje em relação às OPA, receia-se que as decisões tomadas correspondam mais a um regateio baseado na reciprocidade do que a uma lógica empresarial. Mais do que de “campeões nacionais”, o que o Velho Continente mais necessita é de “campeões europeus”.
O turbilhão não vai tardar a atingir a “nossa” EDP. O que nos leva também a questionar, como Ribeiro da Silva: - Como se explica que, particularmente em período de crise energética, as empresas que fornecem energia obtenham lucros ímpares?!; - Como se aceitam estes lucros, realizados em torno de uma actividade económica essencial às pessoas e às empresas?!...

:: enviado por JAM :: 2/27/2006 08:58:00 da manhã :: início ::
3 comentário(s):
  • Ola JAM
    Por causa de uma pesquisa sobre o que a blogsofera pt andaria a pensar sobre a instalação de centrais nucleares em Portugal, encontrei o vosso blogue- único, além claro dos mais ambientais-o meu BioTerra, o Ondas, Campo Aberto e o Pimenta Negra.
    Escrevo-te ainda para dizer que gostei muito dos Briteiros.
    Um ecoabraço
    João Bioterra
    http://bioterra.blogspot.com

    De Blogger João Soares, em fevereiro 27, 2006 1:12 da tarde  
  • Obrigado João.

    Já agora, a propósito de bons artigos na blogosfera sobre a instalação de centrais nucleares, recomendo a visita a este.

    Felicidades para o Bioterra.

    De Blogger JAM, em fevereiro 27, 2006 8:56 da tarde  
  • Outro excelente artigo sobre o nuclear aqui.

    De Blogger JAM, em fevereiro 27, 2006 9:59 da tarde  
Enviar um comentário