BRITEIROS: As caricaturas da ira <$BlogRSDUrl$>








sexta-feira, fevereiro 03, 2006

As caricaturas da ira

O pandemónio está instalado no mundo muçulmano de Rabat a Jacarta. Chamada dos embaixadores. Fecho das missões diplomáticas árabes em Copenhaga. Vandalismo das missões diplomáticas europeias nos países islâmicos. Boicote dos produtos escandinavos. Exigências de castigos severos para os caricaturistas. Pedido de desculpas gorado do director do Jyllands-Posten...
O fanatismo é como um vírus que ataca as religiões. Chega a ser mortal, como no caso do cineasta holandês Theo van Gogh. Quase foi fatal para Salman Rushdie. Mas, não esqueçamos que também outras religiões já fizeram pagar a dissidência com a fogueira.
Ainda no ano passado, uma campanha publicitária para uma marca de vestuário, inspirada na “Última Ceia” de Leonardo Da Vinci, foi considerada ofensiva da moral cristã e retirada por decisão dos tribunais. No caso presente das caricaturas de Maomé, o mais injusto e ofensivo não são as caricaturas em si, mas a mistura explosiva que elas fazem entre islão e terrorismo, na qual a esmagadora maioria dos crentes muçulmanos não se revê.
Acreditar que a intolerância religiosa só existe no mundo islâmico, é ser-se demasiado condescendente e demasiado frívolo. Mas também ignorar que o fanatismo religioso está em vertiginosa expansão, sobretudo entre os crentes muçulmanos, equivaleria a colocar uma venda diante da realidade. Só que, não é com caricaturas estúpidas que se trava essa tendência.

:: enviado por JAM :: 2/03/2006 01:34:00 da tarde :: início ::
1 comentário(s):
  • Aretha Franklin - Respect Lyrics


    (ooh) What you want
    (ooh) Baby, I got
    (ooh) What you need
    (ooh) Do you know I got it?
    (ooh) All I'm askin'
    (ooh) Is for a little respect when you come home (just a little bit)
    Hey baby (just a little bit) when you get home
    (just a little bit) mister (just a little bit)

    I ain't gonna do you wrong while you're gone
    Ain't gonna do you wrong (ooh) 'cause I don't wanna (ooh)
    All I'm askin' (ooh)
    Is for a little respect when you come home (just a little bit)
    Baby (just a little bit) when you get home (just a little bit)
    Yeah (just a little bit)

    I'm about to give you all of my money
    And all I'm askin' in return, honey
    Is to give me my profits
    When you get home (just a, just a, just a, just a)
    Yeah baby (just a, just a, just a, just a)
    When you get home (just a little bit)
    Yeah (just a little bit)

    Ooo, your kisses (ooh)
    Sweeter than honey (ooh)
    And guess what? (ooh)
    So is my money (ooh)
    All I want you to do (ooh) for me
    Is give it to me when you get home (re, re, re ,re)
    Yeah baby (re, re, re ,re)
    Whip it to me (respect, just a little bit)
    When you get home, now (just a little bit)

    R-E-S-P-E-C-T
    Find out what it means to me
    R-E-S-P-E-C-T
    Take care, TCB

    Oh (sock it to me, sock it to me,
    sock it to me, sock it to me)
    A little respect (sock it to me, sock it to me,
    sock it to me, sock it to me)
    Whoa, babe (just a little bit)
    A little respect (just a little bit)
    I get tired (just a little bit)
    Keep on tryin' (just a little bit)
    You're runnin' out of foolin' (just a little bit)
    And I ain't lyin' (just a little bit)
    (re, re, re, re) 'spect
    When you come home (re, re, re ,re)
    Or you might walk in (respect, just a little bit)
    And find out I'm gone (just a little bit)
    I got to have (just a little bit)
    A little respect (just a little bit)

    De Anonymous Anónimo, em fevereiro 03, 2006 5:57 da tarde  
Enviar um comentário