BRITEIROS: A quimera do hélio-3 <$BlogRSDUrl$>








segunda-feira, janeiro 30, 2006

A quimera do hélio-3

O anúncio, há dois anos, do projecto espacial norte-americano, que tenciona instalar uma base lunar permanente, fez com que os cientistas começassem a cogitar nas possibilidades que a conquista da Lua poderia trazer para a humanidade. Agora, também os russos anunciaram que prevêem construir uma estação permanente na Lua até 2015.
A razão desta instigação na corrida da Lua é que, com base nas análises das rochas trazidas pela missão Apolo, os cientistas calculam que a Lua tenha uma “jazida” de 1 milhão de toneladas de hélio-3, um átomo quase inexistente na Terra e que poderá abastecer a totalidade da energia de que o nosso planeta necessitará neste milénio. Perspectiva bastante promissora sobretudo para quando se esgotarem as reservas de gás e petróleo na Terra.
Não radioactivo, o hélio-3 é uma matéria completamente ecológica, que se conserva e se transporta facilmente. A corrida ao hélio é mais do que provável pois prevê-se que o primeiro país que tiver acesso a essa riqueza vai ganhar enormes possibilidades de desenvolvimento da sua economia e da consequente autoridade sobre a comunidade internacional.
O único senão: a técnica para transformar o hélio-3 em energia ainda só existe na teoria e anuncia-se excessivamente cara. Mesmo mais cara do que a sua extracção e transporte para a Terra.

:: enviado por JAM :: 1/30/2006 08:50:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário