BRITEIROS: A religião é a solução <$BlogRSDUrl$>








sábado, março 25, 2006

A religião é a solução

Ouvimos muitas vezes dizer que as religiões são, em si mesmas, portadoras de violência. Trata-se sem dúvida de um contra-senso, mas de qualquer modo aquilo a que chamamos a cultura “religiosa” está cheio de contra-sensos. O homem ocidental é uma espécie de primata quase sempre seguro da justeza das suas convicções.
Mas, é preciso acabar de vez com essa falsa ideia segundo a qual as religiões são violentas. Muitas vezes, é o contrário que é verdadeiro. Muitas vezes, a ausência de religião é mais destruidora que a consagração a uma fé. Os crimes de Estaline, por exemplo, são devidos a uma religião? As barbaridades nazis foram cometidas em nome de Deus? E que dizer dos massacres ordenados por Pol Pot? O mais que se pode dizer em relação a estas matanças é que todas elas são doutrinárias.
São inúmeras as atrocidades cometidas pelos humanos que nada têm a ver com religião, mesmo quando fazem uso de um pretexto “religioso”. Nesse sentido, a nossa ignorância do Islão é colossal e, frequentemente, vemos essa ignorância ser veiculada pelos meios de comunicação. E isso abre a porta a todo o tipo de confusões.
As sociedades humanas são violentas porque o homem, em todos os tempos e em todos os lugares, é um animal violento. O que lemos imensas vezes na História é que a “religião” foi usada como pretexto para exercer violências, para obter mais proveitos e para obter mais poder.

Serve esta longa introdução para anunciar que a informática que, como sabem, em todos os domínios está ao serviço do homem e dos seus grandes anseios, inventou uma aplicação que permite optimizar o uso da religião mais adaptada a qualquer tipo de situação.
Se você pretende impressionar o seu novo patrão que é judeu. Se acha que a sua vida de bom cristão está em perigo. Se deseja tornar-se budista por algumas horas, só para poder brilhar no jantar do movimento New Age para que foi convidado na próxima semana...
Agora, com o Plug’n’Pray você poderá mudar rápida e facilmente de religião. Escolha um Deus e Plug’n’Pray ensiná-lo-á a rezar através do computador. Sem ter que passar por longos e aborrecidos rituais de conversão. Neste século das religiões, só as verdadeiras guerras santas permitirão formar e derrubar as novas fronteiras. Plug’n’Pray é a solução!...

:: enviado por JAM :: 3/25/2006 04:00:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário