BRITEIROS: Sócrates no país dos lapões <$BlogRSDUrl$>








segunda-feira, março 06, 2006

Sócrates no país dos lapões

Consta que José Sócrates se mostrou hoje impressionado com o nível educacional e com a organização do sistema de ensino finlandês. Tanta “impressão” revela, antes de mais, que o nosso primeiro ministro não costuma ler o Briteiros, o que nós modestamente compreendemos e perdoamos, numa pessoa com tantas prioridades de governação. É que, dois meses depois da eleição de Sócrates, escrevemos aqui sobre a Finlândia e apresentámo-la como o país campeão do mundo da educação.
Num país, como Portugal, tão habituado a copiar as coisas más dos outros e a esquecer as boas, esperamos que o primeiro ministro não tenha ido à Finlândia só para fazer esqui e traga efectivamente na bagagem ideias novas para o nosso sistema de ensino. E, de preferência, que sejam as boas.
Para aqueles que gostariam de ter podido acompanhar o nosso primeiro-ministro (que agora já não precisa de ler o nosso artigo) nesta visita às escolas finlandesas, lembramos o que escrevemos, em Abril de 2005, sobre o sistema educativo e os professores no modelo finlandês.

:: enviado por JAM :: 3/06/2006 03:54:00 da tarde :: início ::
1 comentário(s):
  • Quando vi a reportagem sobre a visita de Sócrates à Finlândia pensei em algo como o descrito no texto, mas duvidei desde logo que o primei-ministro algo de bom aprendesse e trouxesse. O que ele disse não conta. Seria ele lá capaz de implementar em Portugal um sistema perfeito daqueles!
    Aliás, penso que Portugal deveria pedir ajuda a alguns países de sucesso para que enviassem para cá uma equipa que substituisse a maior parte dos nossos membros do governo... pelo mesmo custo, ou até menos, ficaríamos tranquilos quanto ao nosso futuro!

    De Blogger a.castro, em março 06, 2006 10:36 da tarde  
Enviar um comentário