BRITEIROS: A metáfora do desemprego <$BlogRSDUrl$>








quarta-feira, abril 12, 2006

A metáfora do desemprego

Curiosamente, a morte do CPE deixou alguns enlutados por entre as fileiras dos socialistas portugueses. Por isso, vale a pena falar-vos desse mito comummente aceite de que o desemprego é provocado pela rigidez laboral.
Um número crescente de investigações sobre emprego, salários e desigualdades concluem que o vínculo entre flexibilidade laboral e emprego é muito débil, para não dizer inexistente. As análises estatísticas sobre salários em todos os países da OCDE revelam que a hipótese de uma relação causal entre rigidez e desemprego não tem pernas para andar. Em muitos casos, quando há maior rigidez, há menor desemprego.
O caso dos Estados Unidos é interessante porque é normalmente o que é usado em comparação com a Europa. Mas vejamos: nos Estados Unidos existe uma grande flexibilidade laboral e a taxa de desemprego anda à volta dos 5,3% da população economicamente activa; entre os jovens de 16 a 24 anos, o desemprego é surpreendentemente elevado (11,3%) e entre a juventude afro-americana representa mais do dobro: 23,7%.

Continue a ler A metáfora do desemprego.


:: enviado por JAM :: 4/12/2006 11:25:00 da manhã :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário