BRITEIROS: Abriu-se a caixa de Pandora <$BlogRSDUrl$>








quarta-feira, maio 24, 2006

Abriu-se a caixa de Pandora

A comunidade internacional chegou finalmente à conclusão que não se podem obrigar a viver juntos dois povos que não o desejam. Por isso, o resultado do referendo de Domingo passado fez sem dúvida uma multitude de territórios, no mundo inteiro, que hoje dão vivas à independência do Montenegro. Repúblicas federadas, regiões autónomas ou simples aspirantes à separação do país de que fazem parte, todas elas vêem no referendo de Domingo um motivo de esperança, uma vez que ele consagrou a ideia de que o princípio da autodeterminação poderá não apenas aplicar-se a países colonizados, mas também a todos os povos do planeta que desejam separar-se dos Estados em cujo seio não se reconheçam. Todos eles não deixarão de explorar o precedente montenegrino.
Para começar, na própria ex-Jugoslávia, os sérvios da Bósnia afirmam já que querem pertencer à Sérvia e não à artificialmente criada Federação croato-muçulmana. O Kosovo cuja população é 90% de origem albanesa e que, ao contrário do Montenegro, não é um Estado federado mas uma região da Sérvia, vai igualmente aproveitar a onda e fazer com que a Sérvia perca o que, para os mais nacionalistas, é considerado o berço da sua pátria.
Mas há mais.
Incorporado no tempo de Estaline no Azerbeijão, o enclave arménio do Alto Karabakh está hoje em luta pela autodeterminação, do mesmo modo que a auto-proclamada República do Transdniestre, região russófona da Moldávia, ou ainda a Abecásia e a Ossétia do Sul, dois territórios da Geórgia em relação aos quais a Rússia mantém aspirações independentistas, quanto mais não seja para contrariar a aproximação da Geórgia à NATO. Só que a Rússia não vai poder esfregar muito as mãos, sob pena de ver a Chechénia reclamar também para si o precedente montenegrino.
Por seu lado, a Turquia tem há muito os olhos postos na evolução dos Balcãs pois, por um lado, os cipriotas turcos poderão inspirar-se nos montenegrinos e, por outro lado, os Curdos poderão igualmente vir a querer seguir o exemplo balcânico.
Quanto à Europa Ocidental, também não tem razões para dormir descansada, visto que o referendo do Montenegro não passou despercebido nem aos tiroleses da Itália, nem a outros independentistas, como os catalães, os bascos ou os flamengos.
Foi uma caixa de Pandora que se abriu no Domingo.

:: enviado por JAM :: 5/24/2006 11:36:00 da manhã :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário