BRITEIROS: Tropas para o Líbano, para quê ? <$BlogRSDUrl$>








quinta-feira, agosto 24, 2006

Tropas para o Líbano, para quê ?

Após a destruição do Líbano, vai ser necessário fazer um novo inventário da situação, para avaliar quais são os novos desafios que se apresentam ao país do cedro e qual a melhor maneira de responder a esses desafios.
Numa primeira constatação, o Hezbollah é, como era de se esperar, o grande vencedor da situação pós-conflito. Era previsível desde o início da guerra que o Hezbollah não podia ser desfeito militarmente. Não se pode desfazer uma milícia que goza do apoio popular de uma grande parte da população. É sabido: o Hezbollah teve 15,8% dos votos nas eleições legislativas de 2005 e é o primeiro partido político da principal minoria libanesa ― os shiitas ― que representam 30% da população do país. Depois, a promessa do Hezbollah de reconstruir e mobilar as casas destruídas pelo conflito e, para além disso, de oferecer aos locatários um ano de renda de casa, vai reforçar ainda mais o apoio popular que já possuía.
Militarmente, o exército israelita, ao fim de 31 dias de guerra, teve que alinhar mais de 30.000 soldados para fazer frente aos 2.000 homens mobilizados pela milícia shiita. E, no último dia do conflito, mais de 250 foguetes Katiucha foram lançados sobre o Norte de Israel, lembrando ao Estado hebreu que as estruturas militares continuavam quase intactas. Pior ainda, as fortes perdas militares israelitas confirmaram a incapacidade de um qualquer exército tradicional para resolver o problema que coloca uma guerrilha apoiada pela população local, à semelhança do que se passa no Iraque.
As contas feitas pelos serviços de informação ocidentais estimam que o Hezbollah conta com 600 milicianos a tempo inteiro, mais 2.000 prontos a entrar em acção e ainda entre 60.000 e 90.000 pessoas mobilizáveis, que receberam um mínimo de treino militar.
Ainda no plano interno, apesar da estratégia militar israelita ter distinguido bem entre regiões cristãs e muçulmanas, criou-se uma verdadeira solidariedade intercomunitária de união nacional, demonstrando que a noção de povo libanês é uma realidade.

Continue a ler Tropas para o Líbano, para quê?


:: enviado por JAM :: 8/24/2006 02:48:00 da manhã :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário