BRITEIROS: A paz não passou de um sonho de uma noite de Verão <$BlogRSDUrl$>








terça-feira, janeiro 16, 2007

A paz não passou de um sonho de uma noite de Verão

O atentado da ETA no aeroporto de Madrid sacudiu forte o tradicional orgulho espanhol, expôs a incapacidade dos seus governantes em saber ler o presente para antecipar o futuro e deixou particularmente em estado de choque o presidente do governo. Zapatero levou cinco dias para visitar o local da explosão e receber os familiares das vítimas. E levou dezassete dias para dar explicações ao Parlamento.
Foi ontem, num discurso cinco minutos depois das quatro da tarde. Um discurso que começou com a lembrança das vítimas do atentado e acabou por reconhecer "o claro erro que cometi" ao ter anunciado, na véspera da explosão no terminal 4, que as coisas iriam correr muito melhor durante o ano de 2007. O primeiro-ministro espanhol assegurou no entanto que a ruptura era da exclusiva responsabilidade da ETA, a quem acusou de ter "desperdiçado" a oportunidade que lhe fora oferecida.
Por entre os inúmeros textos que nestes dezassete dias foram publicados sobre este novo regresso dos crimes terroristas e as suas consequências sobre a situação política espanhola, em que foi esgrimida a mais completa gama de adjectivos, de insultos e de argumentos para tentar explicar o inexplicável, gostaria de destacar este excelente artigo de opinião do inoxidável Santiago Carrillo, que sintetiza primorosamente a complexidade destas tréguas permanentes e deixa a questão de saber se afinal o processo de paz com a ETA não terá sido só um sonho de uma noite de Verão.

:: enviado por JAM :: 1/16/2007 09:06:00 da manhã :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário