BRITEIROS: Paroli paroli paroli <$BlogRSDUrl$>








terça-feira, fevereiro 06, 2007

Paroli paroli paroli

A precisão da linguagem é muito importante. Porque é a linguagem que nomeia as coisas – o mundo construímo-lo, identificamo-lo e deciframo-lo com palavras.
- Por isso eu levo a sério a pretensa gaffe do ministro da economia na China. (O 1º ministro tentou, de imediato, dar um outro sentido ao discurso de Pinho, mas acabou por dar com os burrinhos na água: porque os salários pagos, por exemplo, aos gestores de topo, no nosso país, estão ao nível, e em alguns casos acima, da média europeia.) Para mim, M. Pinho chamou os bois pelos nomes. Tradução para quem não quer ver, não quer ouvir e não quer pensar: este governo está disposto a pôr o país a competir com os outros com base nos custos salariais inferiores à média europeia e na fraca “pressão para a sua subida”. Ponto final.
- Pelo mesmo motivo enunciado acima, gostei de saber que uma das nossas melhores actrizes da nova geração, Beatriz Batarda (casada com o pianista Bernardo Sassetti), disse, numa conferência sobre o IVG (convocada pelo PS, helás!...), sem papas na língua, que “o que está em causa no referendo de domingo próximo é uma luta de classes”, i. e., “há uma classe que desfruta dos privilégios da liberdade sexual, tendo acesso a clínicas e viagens ao exterior, onde pode resolver as coisas de forma discreta e é essa mesma classe que quer impor a outra classe um determinado comportamento”.
Se as palavras são assim tão importantes, porquê ter medo delas?

:: enviado por Manolo :: 2/06/2007 10:54:00 da tarde :: início ::
1 comentário(s):
Enviar um comentário