BRITEIROS: Se trabalhar... não blogue <$BlogRSDUrl$>








quarta-feira, março 28, 2007

Se trabalhar... não blogue

Hoje venho contar-vos uma história que aconteceu em França mas que, ao ritmo a que as coisas estão a evoluir, pode brevemente vir a passar-se neste nosso pequeno jardim à beira-mar plantado. A história começou no ano passado com o despedimento abusivo de uma secretária inglesa que trabalhava para a empresa (também inglesa) de contabilidade Dixon Wilson, em Paris.
Catherine, a Bridget Jones inglesa, como lhe chama o Daily Telegraph, alimenta regularmente um blog que tem a mesma idade do nosso (desde Julho de 2004), onde escreve desabafos sobre a sua vida de mãe solteira de 34 anos, em Paris, e onde fala dos seus encontros e desencontros e por vezes do seu trabalho, sem no entanto nunca nomear nem o seu verdadeiro nome, nem o do patrão ou da empresa onde trabalhava.
Agora, o caso está a ser julgado pelo Tribunal do Trabalho — os famosos Prud’hommes — de Paris. Por entre as passagens incriminatórias, a defesa cita um extracto no qual a “petite anglaise” se refere ao patrão como um “twunt”, uma palavra inglesa inventada, que em português se poderia traduzir por “conas”, no sentido magnificamente explicado neste texto. Mas, como todas as línguas têm o seu lado traiçoeiro, sobretudo quando devem ser traduzidas, no processo de acusação a palavra foi traduzida por “enculé”, o que leva a coisa para a taradice muito mais do que a pobre inglesinha pretendia. “Enculé”, como ela própria escreve no seu blog, is the strongest French swearword I know of.
Como poderão comprovar, o blog de Catherine Sanderson — que tem cerca de 4000 visitas por dia — não tem nada de insultuoso, muito embora tenha por vezes alguns desabafos mais impertinentes.
A sentença do tribunal do 10° bairro de Paris deverá ser pronunciada amanhã, 29 de Março.

Etiquetas: ,


:: enviado por JAM :: 3/28/2007 10:41:00 da manhã :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário