BRITEIROS: Já nada escandaliza neste país <$BlogRSDUrl$>








sexta-feira, maio 11, 2007

Já nada escandaliza neste país

Ganhar dinheiro não é pecado. Pecado pode ser a forma como se ganha dinheiro. Ora como Joe Berardo — o homem que se veste sempre de preto sem que se saiba porquê, como consta na sua biografia na Wikipedia — só é discreto no vestuário, o seu comportamento dá muito nas vistas e chamou as atenções do “polícia” do mercado.
O “modus operandi” de Joe Berardo pode não ter nada de ilegítimo. Não é crime ser especulador financeiro. E se Berardo usa a comunicação social para passar a sua mensagem, a comunicação social também o usa a ele para bater a concorrência, vender jornais ou tempo de antena.
A verdade é que o sucesso do comendador suscita invejas e o seu estilo predador deixa um rasto de inimigos. Como não nasceu em berço de ouro e cultiva um estilo controverso, Berardo é um alvo fácil de maledicência.
Também discutível é o veículo que utiliza para o investimento em bolsa. Ao fazê-lo através da sua fundação, reconhecida como instituição de solidariedade social, Berardo tem direito a um conjunto de benefícios fiscais, nomeadamente à isenção de impostos sobre mais-valias, condicionada à sua aplicação na própria fundação. Mas como não há ninguém que fiscalize a forma como os dinheiros são aplicados, a situação configura uma espécie de paraíso fiscal.
Que o Governo — este e todos os outros que o antecederam, pelo menos desde António Guterres — pactue com esta situação, sem clarificar o regime legal das fundações, só não é motivo de escândalo porque já nada escandaliza neste país à beira mar plantado.

[Luísa Bessa, Jornal de Negócios]

Etiquetas: ,


:: enviado por JAM :: 5/11/2007 12:43:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário