BRITEIROS: Tunick despiu o México <$BlogRSDUrl$>








segunda-feira, maio 07, 2007

Tunick despiu o México

Lembram-se de Spencer Tunick? O homem que, desde 1992, tem percorrido o mundo a criar composições fotográficas onde figuram centenas de voluntários, homens e mulheres, posando completamente nus em espaços urbanos. Falámos dele aqui, há dois anos, na altura em que passou pela Bélgica.
Tunick esteve ontem na Cidade do México, onde superou amplamente o recorde do número de pessoas que acederam a despir-se para a fotografia: cerca de 20.000 homens e mulheres, dispostos a formar parte da obra colectiva. O poder da convocatória de Tunick sobre os mexicanos — um povo tradicionalmente pudico — foi imenso. O maior problema foi ter que recusar uma grande parte dos voluntários, por excesso de afluência. O recorde anterior tinha sido obtido em 2003, em Barcelona, onde tinha conseguido fazer despir 7.000 pessoas. Também em 2003, Tunick esteve em Portugal, onde não consegiu reunir mais do que 300 voluntários nus.
A praça do Zócalo, local emblemático da História do México, com 240 por 220 metros — a maior da América e a terceira mais ampla do mundo depois de Tianamen, em Pequim, e da Praça Vermelha, em Moscovo — converteu-se num mosaico de figuras humanas. Numa mistura de espectáculo e de belas artes, Tunick cumpriu largamente a sua promessa de despir o México.

Etiquetas:


:: enviado por JAM :: 5/07/2007 09:26:00 da tarde :: início ::
2 comentário(s):
  • A wikipedia tem uma página em que se faz a listagem das maiores praças do mundo por áreas. (List_of_city_squares_by_size)

    Nessa lista pode ver-se que Tianamen é mesmo a maior do mundo. Mas também se pode ver que a praça mexicana onde o Spencer Tunick andou a fotografar é apenas a 17ª maior do mundo e a 4ª da América e que a Praça Vermelha com os seus 330m por 70m até tem área mais pequena que as portuguesas Praça do Comércio em Lisboa e Praça Mouzinho de Albuquerque (mais conhecida por Rotunda da Boavista) no Porto.

    De Blogger 9-9, em maio 08, 2007 2:47 da manhã  
  • Hugo:
    A Wikipedia também diz que :
    A Praça de Constitução é a principal praça da Cidade do México, informalmente conhecida como "el Zócalo" (em português somente como Zócalo). É a quarta maior praça do mundo e o centro da identidade nacional do México, ficando somente atrás, em dimensão, da Praça Tiananmen em Beijing (China), a Macropraça de Monterrey (México) e a Praça Vermelha em Moscou (Rússia).
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Praça_da_Constituição
    A wikipédia é uma enciclopédia simpática, mas não é uma Bíblia. De qual modo, não é o tamanho da praça o mais relevante para o carácter espectaculoso do evento.
    Não obstante, agradeço o seu comentário.

    De Blogger JAM, em maio 08, 2007 8:17 da manhã  
Enviar um comentário